A Honda detém a liderança da categoria das scooters com a PCX e a Elite 125, mesmo que a dominância nesse segmento não seja tão grande como nas demais. A marca já está diversificando o portfólio, oferecendo a aventureira ADV desde o ano passado. No entanto, quem entrar no site da montadora sentirá a falta de dois modelos.
São as SH 150i e SH 300i. Apesar de populares na Europa, as scooters com visual mais requintado nunca emplacaram em grandes quantidades no Brasil desde seus lançamentos, em 2016 e 2017, respectivamente. A SH 150i acumulou 2.159 vendas em 2021, o que não chega a 10% das vendas da PCX. Maior e mais cara, a SH 300i teve 410 emplacamentos no ano passado apenas.
Consultada com exclusividade pelo Motor1.com, a Honda do Brasil confirmou a saída de linha da dupla. De acordo com a empresa, as SH 150i e SH 300i tiveram a produção diminuída já ao longo de 2021 e, com a virada de ano, os estoques das motos estavam baixos e a dupla deixou de constar no site oficial da marca.
A Honda SH 150i trazia o mesmo motor da PCX: um monocilíndrico de 149,3 cm³ com injeção eletrônica, gerando 14,7 cv de potência a 7.750 rpm e 1,40 kgfm de torque a 6.250 rpm. A transmissão era automática do tipo CVT. Em dezembro, ela estava saindo por a partir de R$ 13.340 sem contar o frete. Uma PCX com ABS como SH 150i hoje não sai por menos de R$ 15.590 sem frete.
Já a irmã maior Honda SH 300i era a única maxi-scooter da marca no Brasil, sem contar a aventureira X-ADV, e era rival direta da Yamaha XMax que testamos recentemente. Em seus últimos dias, ela custava a partir de R$ 23.590 sem frete. Ela trazia um motor monocilíndrico de quatro válvulas com 279 cm³. Ele entregava 24,9 cv de potência a 7.500 rpm e torque de 2,59 kgfm a 5.000 rpm. A transmissão era automática variável CVT.
Agora a Honda não tem nenhuma scooter entre a ADV e a X-ADV. Quando questionada sobre o motivo do fim de SH 150i e SH 300i, a marca declarou ao Motor1.com somente que está preparando uma nova estratégia para o mercado de scooters nacional. Nossa aposta é a de que a marca deva finalmente lançar a Forza 350 no Brasil.
Promessa da Honda para cá desde 2020, o modelo passou recentemente por algumas alterações para a linha 2022 na Europa. A moto recebeu alguns equipamentos extras e novas cores. No entanto, a empresa diz que foi o suficiente para que a estratégia de lançamento da Forza 350 fosse revista para cá. A Honda diz que a moto chegará por aqui "mais para frente", mas não será a única ofensiva da marca entre as scooters.
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