Colocar carros bem diferentes entre si para disputar uma corrida de arrancada já se tornou tradição em canais de youtube. Mas esta disputa podemos dizer que foi feita em mais alto nível, pois o canal do programa Top Gear colocou lado a lado nada menos do que um Fórmula 1, um carro de rali do WRC e um monoposto da Fórmula E juntos para descobrir qual é o mais rápido em uma corrida de arrancada. Arrisca um palpite?
Falando dos modelos especificamente, temos um Ford Fiesta que disputa o WRC, Campeonato Mundial de Rali, um carro da Fórmula E 100% elétrico da equipe DS e nada menos do que um monoposto da Fórmula 1. E não pense que é um modelo qualquer que anda na parte de trás do grid da principal categoria do automobilismo mundial, mas sim um carro da equipe Mercedes-AMG Petronas F1 Team. O vídeo tem apenas 1 minuto e 51 segundos, que já é o bastante para nos divertir.
Antes de mais nada, vale dizer que a pista onde a arrancada ocorreu estava bastante molhada, o que leva a entender como o Ford Fiesta do WRC levou vantagem por ser equipado com tração integral. Logo após a largada, é nítido como o hatch preparado para rali salta na frente, méritos da tração nas quatro rodas e por estar bem adaptado para rodar em qualquer tipo de condição climática. Mas passados alguns metros o Mercedes-AMG F1 toma a frente como o esperado e lidera, com seus pneus cortando a fina camada de água na pista.
Em terceiro e último vem o DS Formula E, que parece ser um tanto lento comparado aos Fórmula 1 e o carro de rali do WRC, principalmente nos metros iniciais. O monoposto 100% elétrico até parece que vai alcançar o Fiesta de rali, o que poderia acontecer se a pista fosse mais longa, mas mesmo assim o Fórmula E fica em último. O bom desempenho do carro do WRC na arrancada pode ser explicado pela relação de marchas extremamente curta, algo normal nos carros de rali, onde a aceleração é mais importante do que a velocidade final em sim nos circuitos off-road.
Se a disputa acontecesse em uma pista totalmente seca, os resultados provavelmente seriam os mesmos, com uma margem ainda maior de vantagem para o carro de Fórmula 1. O carro de rali também certamente continuaria à frente do modelo da Fórmula E, onde a tração nas quatro rodas o impulsionaria ainda com a melhor tração no piso seco. E aí, surpreso com o resultado?
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