[ATUALIZAÇÃO]: Em nota, a GM afirma que "que a Spin equipado com transmissão manual está sendo reconfigurado para atender às novas demandas do consumidor que busca um veículo versátil, com amplo espaço interno e acessível nesta categoria."
Silenciosamente, a General Motors mexeu no configurador da Chevrolet Spin em seu site oficial. A minivan agora é vendida exclusivamente com transmissão automática, tirando de linha o câmbio manual, repetindo o que aconteceu com o Tracker. Com esta mudança, a opção mais barata é a LS por R$ 97.340, chegando a R$ 120.050 na versão Activ 7, com 7 lugares e visual aventureiro.
A própria GM já havia dito que faria modificações em seus motores para atender às normas do Proconve L7, que entrarão em vigor no dia 1º de janeiro de 2022. Na ocasião, a marca usou a própria Chevrolet Spin como exemplo, citando que receberia sistema de partida a frio sem tanquinho, além de outras alterações para reduzir as emissões em até 43%, prometendo não reduzir a performance de nenhum de seus modelos.
O que a fabricante não disse é que uma das consequências seria encerrar a oferta das versões manuais da Spin, algo que já havia circulado em alguns rumores. O configurador no site oficial mostra a minivan nas quatro versões: LS, Activ 5, Premier e Activ 7, curiosamente tirando a Spin LT da lista. Ao entrar na opção de “Pacotes”, todas as configurações tem apenas uma opção, sempre com a transmissão automática de 6 marchas – antes, havia duas escolhas, uma com o câmbio manual.
Desta forma, a motorização da Spin passa a ser formada sempre com o motor 1.8 de até 111 cv a 5.200 rpm e 17,7 kgfm de torque a 2.600 rpm, trabalhando em conjunto com a caixa automática de 6 marchas e com conversor de torque. A GM diz que o motor terá novo catalisador para aumentar a eficiência, um tanque de combustível revisado de multicamadas e com filtros para evitar evaporação na atmosfera, bicos injetores aquecidos e uma mudança na calibração tanto do motor quanto da transmissão.
Quem for comprar a Spin encontrará a minivan por R$ 97.340 na versão LS de 5 lugares, com ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e preparação para rádio. Sem a versão LT, a seguinte é a Activ 5, por R$ 115.540, e que adiciona itens como faróis de neblina, rodas de liga leve de 16”, controle de cruzeiro, câmera de ré, sensor de chuva, sensor de estacionamento e central multimídia MyLink com tela de 7”. A Activ 5 ainda tem um design levemente alterado, com peças externas em plástico preto, máscara negra e o logo da marca em preto.
As opções de 7 lugares são a Spin Premier e a Activ 7. A versão Premier custa R$ 117.640 e a lista de equipamentos é idêntica a da Activ 5, porém sem o visual aventureiro. Já a Activ 7 é a configuração mais cara, por R$ 120.050 e que apenas repete o design diferenciado da Activ 5, além de ter a terceira fileira de assentos.
MODELO | PREÇO |
Spin LS 1.8 AT6 5 assentos | R$ 97.340 |
Spin Activ 5 1.8 AT6 5 assentos | R$ 115.540 |
Spin Premier 1.8 AT6 7 assentos | R$ 117.640 |
Spin Activ 7 1.8 AT6 7 assentos | R$ 120.050 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novas Chevrolet S10 e Spin 2025 chegam à Argentina por até R$ 360.000
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Comparativo Chevrolet Spin vs. Citroën C3 Aircross: experiência conta
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Teste Chevrolet Spin Premier 2024: para quem precisa de 7 lugares
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nova Chevrolet Spin 2025 parte de R$ 119.990 e custa mais que C3 Aircross