page ad skin

Designer do Mazda MX-5 Miata, Shunji Tanaka faleceu aos 75 anos

Icônico esportivo japonês perdeu um de "seus pais" no inicio do mês

Shunji Tanaka, the designer of the original Mazda MX-5 Miata, has died.

O icônico Mazda MX-5 Miata que conhecemos hoje começou a vida há mais de 30 anos como um simples e divertido roadster e não mudou muito. O design do carro mudou ao longo de quatro gerações, embora todos eles invoquem o original de alguma forma, inspirando-se no design original de Shunji Tanaka. Ele foi o projetista chefe original do carro, encarregado de levar o conceito à produção. Infelizmente, ele faleceu no início deste mês.

A morte de Tanaka foi anunciada no Facebook por um amigo que disse que as últimas palavras de Tanaka foram: "Eu não tenho arrependimento em minha vida". Ele tinha 75 anos. Mazda havia escolhido o design da Miata ao sediar uma competição entre seus estúdios de design global, com o carro da equipe da Califórnia vencendo o design de Tóquio. Mazda encarregou Tanaka de traduzir o design do conceito para a primeira geração do Miata, tornando-se uma das muitas pessoas que participaram da criação do design do ícone de duas portas.

Galeria: 30 anos do Mazda MX-5 Miata

Há pouco conhecimento sobre Tanaka, embora depois que ele projetou o Miata, criando o visual do interior e exterior, ele foi trabalhar na Kawasaki projetando motocicletas. Ele também fez trabalhos de design no Mazda 929, quando ainda estava na empresa. A quarta geração do Miata não se parece nada com o original, com mais curvas e ângulos do que nunca, embora a fórmula básica permaneça a mesma.

A próxima grande mudança para o carro será a eletrificação. A Mazda confirmou que haverá alguma forma de eletrificação no Miata até 2030, embora ela não especifique até que ponto. Um Miata totalmente elétrico seria um sonho, mas enfiar um trem de força elétrico na pequena plataforma pode torná-lo pesado demais para ser divertido. Um híbrido-leve emparelhado com um motor potente poderia ser o cenário mais parecido, encontrando um equilíbrio entre a superioridade do trem de força elétrico e a dinâmica de manuseio divertido para o acionamento.

Seja qual for o caminho que a Mazda decida seguir, esperamos que o design de Tanaka ajude a orientar o novo projeto.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários