page ad skin

Toyota ProBox: perua estilo anos 80 faz papel de Fiorino no Japão

Station destinada ao trabalho tem interior super simples e visual que parou no tempo

Toyota ProBox

Apesar da disseminação de informações sobre os mais variados mercados automotivos do mundo, muitos ainda escondem modelos pouco conhecidos do grande público. É o caso do Japão, onde veículos projetados especificamente para as necessidades e gostos locais acabam quase nunca ganhando espaço na mídia. Prova disso é a perua Toyota Probox, que está à venda há quase 20 anos com atuação voltada para o segmento de comerciais leves.

O modelo foi lançado no mercado japonês em 2002 e recebeu leves retoques visuais em 2014. Está para o mercado local assim como o Fiat Fiorino está para o Brasil, ou seja, atuando no transporte de pequenas cargas e atendendo tanto microempresas quanto comerciantes autônomos. Oferece preço atrativo, baixo custo de manutenção e confiabilidade mecânica para desempenhar o trabalho sem gerar dores de cabeça.

Galeria: Toyota ProBox

No visual, tudo permanece praticamente intacto desde 2014. As linhas são simples e já não refletem mais a identidade de design da Toyota. Por dentro, o habitáculo remete aos anos 1980 dada a simplicidade do painel e ausência completa de recursos modernos. O quadro de instrumentos, por exemplo, é composto apenas por um velocímetro solitário acompanhado de um pequeno display digital logo abaixo. Nada de conta-giros ou marcador de temperatura.

Central multimídia também é item inexistente, sendo oferecido apenas um simples rádio e um suporte para celular ao lado do volante. Dependendo da versão, nem mesmo o rádio é oferecido de série. O volante também é simples (nada de comandos integrados) e vidros elétricos estão disponíveis apenas na dianteira. Atrás, os bancos são bastante simples e projetados para facilitar o rebatimento e ampliar o espaço para o transporte de cargas.

Toyota ProBox

Sob o capô, são oferecidos motores a gasolina 1.3 de 94 cv, 1.5 de 107 cv e uma versão 1.5 híbrida. Em todos os casos o câmbio é automático do tipo CVT, com tração dianteira ou integral (algo comum no Japão, mesmo para modelos compactos). Os preços começam em 1,491 milhões de ienes, cerca de R$ 75 mil numa conversão direta. A novidade da linha 2022 é a chegada da variante GX, que agrega modernidades como retrovisores rebatíveis e tomada no painel.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários