Antes de falar sobre o leilão e o peculiar formato de compra, vamos ao valor afetivo e histórico deste clássico Fiat 128. Este é o primeiro carro 0km de Maradona, um carro que o jogador de futebol argentino se deu de presente no Natal de 1982. O Fiat chegou quando Diego foi transferido para o Barcelona e, com sua carreira em ascensão, vieram alguns outros carros e o Fiat deixou a família em 1992.
Avançamos rapidamente para 2003 quando Martin Varrone, um colecionador de carros, encontrou o Fiat 128 em Salto, na província de Buenos Aires. O carro foi abandonado em um galinheiro, mas ainda havia os documentos. Varrone disse ao site de notícias Infobae: "Fui até ao registro de automóveis e pedi o número da placa do carro. E o arquivo estava lá. O carro estava em nome de Maradona desde que ele o comprou como um modelo 0 km. A papelada tinha sido feita por Jorge Cyterszpiler, que era seu agente na época. E eu nem hesitei: voltei para Salto, comprei e trouxe comigo".
Agora chegamos aos dias de hoje, e o Fiat 128 Europa está mais uma vez procurando por um dono, mas desta vez sob a forma de um NFT. Para aqueles que cresceram em uma era mais analógica, as NFTs, ou fichas não-fungíveis, são algo como colecionáveis digitais que têm duas peculiaridades: são armazenadas em blockchains (uma tecnologia de validação de dados na internet) e podem ser muito caras. De forma resumida, o NFT é um código de computador que é utilizado como autenticação de um arquivo – garantindo assim que ele é único ou original.
E se você vende um carro, por que iria querer um colecionável digital? A ideia aqui é semelhante às coleções das bancas de jornal, onde você compra uma edição e recebe o carrinho de presente... assim, quem comprar a ficha NFT receberá como "brinde" o clássico Fiat 128 que pertenceu a Diego Maradona. A ficha NFT digital serve como prova da originalidade do carro e, segundo o site Infotechnology, foi aprovado por Matias Morla (ex-advogado de Maradona), mas como ele não pode usar a imagem de Diego Maradona, o carro será leiloado sob o nome "El Primer Auto de D10S" (O Primeiro Carro do Deus, como era chamado o craque argentino).
O Fiat 128 foi lançado em 1969 e foi vendido na Argentina a partir de 1971. É um pequeno sedã que foi comercializado até 1991 com motores de 1,1, 1,3 e 1,5 litro, trazendo vários inovações como câmbio de 5 marchas, além da transição da versão Europa para Super Europa durante os anos 1980. O clássico também teve versões esportivas e até passagem pelas pistas. Embora o Fiat 128 não seja um carro colecionável, uma vez que é o primeiro carro 0 km de Maradona, o leilão terá lance inicial de 400.000 dólares (R$ 2,27 milhões). O prazo será de 58 dias a partir de hoje, 17 de dezembro. Será que ele vai ficar na Argentina?
Veja também
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Calmon: Híbrido básico flex da Fiat abre horizonte de crescimento firme
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat