O quadro de executivos do grupo Hyundai-Kia deverá sofrer consideráveis alterações nos próximos anos diante do constante processo de transformação da indústria. Matéria recente do Korea Times revela que a companhia planeja realizar profundos cortes de equipe e que nomes de peso como Peter Schreyer e Albert Biermann poderão ser dispensados.
Os dois executivos são considerados peças-chave no processo de evolução vivido pelas montadoras sul-coreanas nos últimos anos, tendo participação fundamental na reputação alcançada globalmente pelas marcas. Justamente em razão desse trabalho bem sucedido é que rumores do tipo, com ambos sendo demitidos, chegam a ser encarados como surpreendentes.
A motivação vem exatamente da virada planejada pela grupo sul-coreano para os próximos anos. De acordo com fronte ligada à indústria local, “o Hyundai Motor Group está altamente inclinado a nomear novos rostos em um momento em que o grupo está tentando se transformar em uma empresa de mobilidade e não apenas em uma montadora”.
Se confirmada a especulação, a Hyundai-Kia perderá nomes em duas áreas fundamentais: design e pesquisa/desenvolvimento. Peter Schreyer, por exemplo, chegou ao grupo em 2006 e causou verdadeira revolução estética, principalmente na Kia. Ex-Audi, é considerado o "papa" da escola sul-coreana de design. No currículo, acumula criações de sucesso como Kia Soul (o chamado "carro design"), Kia K5, Hyundai i30 e Genesis G90.
Albert Biermann, por sua vez, está na companhia desde 2015. Ex-engenheiro da divisão M da BMW, tem usado seus mais de 30 anos de experiência na preparação de veículos esportivos para alavancar a divisão N da Hyundai. Vem sendo bastante reconhecido pelos resultados entregues, incluindo as versões N de i20, i30, Kona, Elantra entre outros. Trabalhou também no desenvolvimento do Kia Stinger.
Fonte: Korea Times
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Antes da Tasman, Kia diz que quase fez picape grande rival da F-150
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Kia Sportage 2026 renova visual e abandona câmbio de dupla embreagem