A Volvo já traçou planos bem ousados para a eletrificação total de sua linha. Tanto que, hoje, todo o seu catálogo oferecido no mercado brasileiro já é híbrido em todas as versões. Agora, a marca anunciou mais alguns importantes passos em sua jornada em direção aos modelos 100% movidos por baterias.
A Volvo anunciou que, a partir de 2022, não oferecerá mais o XC40 híbrido, muito menos com motor a combustão. No ano que vem, o SUV mais vendido da marca será oferecido apenas em sua configuração elétrica, a T8. Com isso, João Henrique de Oliveira, Diretor da Volvo Cars Brasil, projeta que 43% de suas vendas em 2022 sejam representadas por carros 100% movidos por baterias.
A estratégia começa com o XC40, mas ainda contará com a chegada do C40, SUV com estilo crossover também 100% elétrico, até março. De acordo com o executivo, os modelos da família 40 deve ter suas vendas crescendo de 8% a 10% no ano que vem.
“Com esses anúncios, a Volvo tem a maior frente de eletrificação no Brasil”, afirmou João. Com esse plano, de acordo com o executivo, os clientes poderão escolher “investir o seu dinheiro no futuro”, e não no passado - em clara alfinetada ao anúncio de produção dos modelos à combustão da Audi.
O Volvo XC40 Recharge P8, elétrico, já é vendido hoje, custando R$ 389.950. Ele tem um conjunto de baterias com 78 kWh de capacidade, que alimentam dois motores elétricos (um para cada eixo) gerando 408 cv de potência e 67,3 kgfm de torque. A autonomia total anunciada para o modelo é de 418 km.
Para dar suporte à ofensiva elétrica, a Volvo também anunciou seus planos para a instalação de carregadores públicos. O objetivo é criar 13 "corredores elétricos", com carregadores ultra-rápidos nas principais rodovias nacionais. Na primeira fase, cobrirão 3.250 km de estrada ligando cidades como Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), além de áreas como Uberlândia (MG), Litoral Norte, Baixada Santista, entre outras.
Serão 13 pontos de recarga de 150 kW de potência, com 2 plugs Tipo 2 em cada ponto - no caso do XC40, recarregam 80% da bateria em 35 minutos. O investimento é de R$ 10 milhões nesta primeira fase, sem cobrança dos usuários para o uso - seja o carro da própria Volvo ou não.
Além destes carregadores, a Volvo anunciou ainda mais uma parceria com a concessionária EcoRodovias, administradora de 9 das principais estradas nacionais. Por meio dela, 52 pontos de apoio ao usuário também receberão carregadores Volvo, mas do tipo comum de 11 kW, para uma recarga de emergência. A instalação deve acontecer até fevereiro de 2022. A marca assim completa 1.000 pontos públicos de carregamento Volvo, que se somarão aos 13 carregadores rápidos e aos 52 de pontos de apoio da EcoRodovias.
*Com Fábio Trindade
RECOMENDADO PARA VOCÊ
SUVs premium mais vendidos em fevereiro: eletrificados da Volvo lideram
Novo Dodge Charger a gasolina deve chegar antes do esperado; entenda
Volvo agora tem garantia vitalícia para peças e serviços
Marcopolo lança o Nomade, motorhome diesel, automático e 4x4, por R$ 1,6 mi
Volvo C40 mostra estilo cupê em SUV 100% elétrico por R$ 419.950
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
Flagra: Volvo XC40 deve ganhar facelift em breve