A Lancia tem apenas um modelo no mercado e só na Itália, o que não é exatamente um sucesso como fabricante de automóveis. Mas isso está prestes a mudar dentro de alguns anos. A plano de vender carros fora da Itália até 2024 já está em vigor e agora o chefe da Lancia Luca Napolitano apresentou seu plano de 10 anos para Carlos Tavares, CEO da Stellantis, como relatado pela Automotive News Europe.
Como um fabricante de automóveis premium da Stellantis, a Lancia está visando rentabilidade em vez de volume. Napolitano acrescentou que eles estão trabalhando nesse sentido, juntamente com a busca da referência certa. Aparentemente, essa referência é a Mercedes-Benz. "Não quero dizer que queremos lutar contra a Mercedes-Benz, isso seria ingênuo, mas isso é um exemplo do que nós vemos", disse Napolitano à Automotive News Europe.
Embora não explicitamente mencionado, parece que a pretensão de Lancia de fazer um benchmark da Mercedes-Benz é se concentrar na eletrificação. O alvo inicial é a Europa, com a Alemanha e a França na vanguarda da ofensiva. Isso porque a mudança para a eletrificação é a mais rápida em ambos os países, com outras nações como Espanha, Bélgica, Áustria, e os nórdicos no próximo itinerário. "Nossa estratégia agressiva de eletrificação e nosso foco em segmentos de mercado que são muito fortes na Europa nos ajudarão", explicou Napolitano.
A estratégia de Napolitano inclui uma meta de ter 100 pontos de venda de Lancia na Europa em cerca de 60 cidades. Estas lojas serão compartilhadas com as marcas Stellantis. A marca italiana também está procurando fortalecer seus canais online. "Meu objetivo é possibilitar a compra de um carro com apenas três cliques", disse Napolitano à publicação.
É claro, o que é uma expansão sem novos modelos a serem adicionados à linha Lancia. Um crossover compacto chegará em 2026, seguido por um hatchback compacto em 2028. Ambos os veículos serão totalmente elétricos. Haverá também um novo Ypsilon em 2024, tanto híbrido quanto elétrico.
Fonte: Automotive News Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis: Marcas 'no vermelho' têm 3 anos para se recuperarem
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Novo Lancia Ypsilon 2024 começa a ser revelado em fotos vazadas
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Briga entre Audi e Lancia no rally vira filme e ganha primeiro trailer
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Itália em 2022: Fiat tem pior desempenho em mais de 6 décadas, mas lidera