Quando a Ducati revelou o conceito Desert X no EICMA 2019, a reação positiva dos fãs encorajou a marca a colocar em produção uma aventureira média para o mercado. No entanto, a Ducati construiu o conceito na plataforma da Scrambler, que não oferece o nível de desempenho comumente encontrado no segmento. Para fazer jus ao nome DesertX, a empresa desenvolveu um chassi totalmente novo e adotou seu conhecido motor Testastretta.
Agora, a Ducati apresenta q nova DesertX 2022, elevando o patamar das ambições off-road da marca. No coração da bigtrail está o Testastretta: bicilíndrico em "L" de 937 cm³ com refrigeração líquida. O motor com comando de válvulas desmodrômico produz 110 cv de potência a 9.250 rpm e 9,4 kgfm de torque a 6.500 rpm.
Isso é mais do que suficiente para as trilhas e a coloca de frente com motos como a Triumph Tiger 900 e a Honda Africa Twin. Para ir além, a Ducati encurtou as cinco primeiras marchas do câmbio de 6 velocidades da DesertX, melhorando o desempenho no fora-de-estrada. Por outro lado, uma sexta marcha mais longa mantém a capacidade para viagens para destinos mais distantes no asfalto.
A Ducati acomoda o Testastretta em um chassi de treliça de aço suspensa por um garfo invertido na dianteira e monoshock atrás, ambos da KYB. Os amortecedores são totalmente ajustáveis oferecem 230 mm de curso na frente e 220 mm atrás. Como resultado, a distância em relação ao solo sobe para 249 mm, mas deixa a altura do assento em elevados 874 mm.
A DesertX possui uma roda dianteira de 21 polegadas e uma roda traseira de 18 polegadas, ambas raiadas. Elas são calçadas por pneus Pirelli Scorpion Rally STR. Os freios Brembo M50 trazem disco duplo dianteiro de 320 mm de diâmetro na frente e único atrás de 265 mm.
Da mesma forma, a Ducati projetou a ergonomia para se adequar tanto às longas viagens quanto excursões fora do asfalto. O visual inspirado em motos de rali não só fornece proteção contra o vento, mas também melhora o gerenciamento de calor, o fluxo de ar e a aerodinâmica.
Equipada com um tanque de gasolina de 20,8 litros, a DesertX já está adequada para viagens de longa distância, mas a Ducati ainda oferece como acessório uma célula de combustível adicional de 7,9 litros. Quem viaja para os cantos mais distantes do globo também se beneficia dos bauletos laterais e superior opcionais, que oferecem 117 litros de armazenamento.
Como a maioria das novas Ducati, a DesertX também oferece um conjunto completo de controles eletrônicos, com ABS atuante em curvas de vários níveis, controle de tração, controle de empinada, controle de freio com motor e quickshifter bidirecional.
Além disso, oferece quatro modos de potência e mais quatro de condução. A DesertX também os modos Enduro e Rally. A potência reduzida atende aos pilotos mais novos, enquanto a configuração do Rally é adequada para pilotos experientes com potência total e ajudas eletrônicas reduzidas. Nos EUA Ducati DesertX 2022 terá preços partindo de US$ 16.795 e estará disponível a partir de junho de 2022. Ainda não há previsão para o Brasil.
Fonte: Ducati
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