Quando disse que os próximos lançamentos da BMW teriam desenho marcante e ousado, o chefe de design da marca, Domagoj Dukec, realmente estava falando sério. O novo projeto estético da marca prevê forte apelo à identidade e maior nível de diferenciação na comparação com empresas rivais (muitas reféns do family face). Nesse sentido, carros considerados mais caros terão linhas mais extravagantes e ainda mais personalidade que o restante da gama.

Conforme adiantado pelo BMW Blog, a estratégia incluirá especialmente a próxima geração da Série 7 (estreia programada para 2022), o SUV X7 reestilizado (já flagrado em testes) e a versão de produção do XM Concept (recentemente apresentado como protótipo). Os três prometem incorporar elementos de design que não serão compartilhados com nenhum outro modelo de posição inferior no portfólio.

Galeria: BMW Concept XM

A exclusividade será vista principalmente nas soluções estéticas pensadas para o conjunto frontal (leia-se faróis, grade e para-choque). Dessa forma, o aguardado layout de faróis divididos - já adiantado por meio de fotos espiãs e conceitos - será unicamente aplicado nos modelos do chamado andar de cima. Grades de dimensões exageradas e outros elementos de estilo também serão restritos e farão parte do que a empresa chama de GKL (Grand Klasse).

Quanto aos modelos que atualmente possuem grades grandes, como o M3, M4 e i4, é difícil dizer como irão evoluir nas próximas gerações. De todo modo, é certo que a nova estratégia da empresa irá impactar projetos futuros de uma forma ou de outra. A chegada da arquitetura Neue Klasse (grande aposta da marca) acarretará importantes mudanças de estilo. A nova plataforma, de caráter flexível, permitirá mais variações da linguagem atual e, nesse ponto, afetará não apenas os modelos considerados mais caros.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com