Com 53,32% dos 161.027 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em novembro, o varejo viu uma troca de líder na disputa entre as montadoras. Preferida nos últimos dois meses, a Volkswagen (9,13%) caiu para o 5º lugar, enquanto a Chevrolet (15,81%) subiu da 3ª para a 1ª posição nas últimas semanas. Toyota (14,34%), Hyundai (13,31%) e Fiat (12,68%) vieram na sequência.
Quarto colocado no ranking anterior, o Chevrolet Onix (5.762) assumiu uma posição de honra que não ocupava desde abril. Líder e vice-líder em outubro, os Hyundai Creta (5.239) e HB20 (4.070) completaram o pódio. Chevrolet Tracker (3.583) e Toyota Corolla Cross (3.322) – este último com mais de 96% de seus registros na modalidade – fecharam o top 5. Com quase metade de suas unidades fora do varejo, o Fiat Argo (3.292) foi o sexto.
Número 1 entre os sedãs, o Toyota Corolla (3.063) abriu quase 300 unidades de vantagem sobre o Chevrolet Onix Plus (2.769), com o Renault Kwid (2.985) – preferido entre os modelos de entrada – entre eles. Com promoções realizadas na rede de concessionárias, o Nissan Kicks (2.404) ficou perto de retornar ao top 10.
Terceiro no ranking do mês passado, o T-Cross (2.380) foi o VW mais bem posicionado (12º). Logo atrás, o estreante Fiat Pulse emplacou 1.788 unidades e mostrou potencial para entrar no top 10 em dezembro. 49º colocado, o Ford Territory foi o único modelo do top 50 a ter todas as suas 200 unidades comercializadas no varejo.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
NOV. 21 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
5.762 |
61,78% |
9.327 |
2º |
HYUNDAI CRETA |
5.239 |
85,90% |
6.099 |
3º |
HYUNDAI HB20 |
4.070 |
73,47% |
5.540 |
4º |
CHEVROLET TRACKER |
3.583 |
59,00% |
6.073 |
5º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.322 |
96,18% |
3.454 |
6º |
FIAT ARGO |
3.292 |
51,92% |
6.340 |
7º |
TOYOTA COROLLA |
3.063 |
87,39% |
3.505 |
8º |
RENAULT KWID |
2.985 |
80,41% |
3.712 |
9º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
2.769 |
36,82% |
7.521 |
10º |
HONDA HR-V |
2.610 |
91,00% |
2.868 |
11º |
NISSAN KICKS |
2.404 |
67,60% |
3.556 |
12º |
VW T-CROSS |
2.380 |
50,37% |
4.725 |
13º |
FIAT PULSE |
1.788 |
80,25% |
2.228 |
14º |
HYUNDAI HB20S |
1.771 |
88,07% |
2.011 |
15º |
VW GOL |
1.737 |
25,30% |
6.866 |
16º |
JEEP RENEGADE |
1.544 |
36,48% |
4.233 |
17º |
HONDA CIVIC |
1.473 |
92,76% |
1.588 |
18º |
JEEP COMPASS |
1.308 |
24,74% |
5.287 |
19º |
TOYOTA SW4 |
1.143 |
94,07% |
1.215 |
20º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.088 |
84,60% |
1.286 |
21º |
RENAULT DUSTER |
1.074 |
60,88% |
1.764 |
22º |
VW NIVUS |
998 |
79,78% |
1.251 |
23º |
NISSAN VERSA |
968 |
50,60% |
1.913 |
24º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
965 |
99,28% |
972 |
25º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
949 |
92,77% |
1.023 |
26º |
HONDA WR-V |
780 |
91,98% |
848 |
27º |
RENAULT CAPTUR |
753 |
90,29% |
834 |
28º |
FIAT CRONOS |
695 |
19,61% |
3.545 |
29º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
629 |
84,66% |
743 |
30º |
VW TAOS |
621 |
66,35% |
936 |
31º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
577 |
43,25% |
1.334 |
32º |
FIAT SIENA |
562 |
37,49% |
1.499 |
33º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
562 |
85,02% |
661 |
34º |
VW POLO |
510 |
88,08% |
579 |
35º |
FIAT MOBI |
436 |
68,34% |
638 |
36º |
VW VIRTUS |
428 |
57,99% |
738 |
37º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
396 |
93,62% |
423 |
38º |
LAND ROVER DISCOVERY |
366 |
93,13% |
393 |
39º |
JEEP COMMANDER |
348 |
32,07% |
1.085 |
40º |
HONDA FIT |
346 |
88,72% |
390 |
41º |
CITROËN C4 CACTUS |
323 |
13,15% |
2.457 |
42º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
283 |
76,69% |
369 |
43º |
VW FOX |
271 |
84,69% |
320 |
44º |
BMW X1 |
268 |
80,48% |
333 |
45º |
BMW 320i |
263 |
72,65% |
362 |
46º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
216 |
85,71% |
252 |
47º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
210 |
89,74% |
234 |
48º |
CHEVROLET SPIN |
204 |
26,91% |
758 |
49º |
FORD TERRITORY |
200 |
100,00% |
200 |
50º |
RENAULT SANDERO |
182 |
31,49% |
578 |
Com mais de mil unidades de vantagem sobre a Fiat Toro (2.069), a Toyota Hilux (3.097) completou quatro meses seguidos no topo entre os veículos comerciais. Repetindo as mesmas posições de setembro e outubro, a Ford Ranger (1.604) – que teve apenas 6 unidades fora do varejo - ficou à frente da Fiat Strada (1.489) e da Mitsubishi L200 (751). Com apenas 364 unidades, a VW Amarok ficou fora do top 10.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
NOV. 21 |
1º |
TOYOTA HILUX |
3.097 |
75,48% |
4.103 |
2º |
FIAT TORO |
2.069 |
34,94% |
5.921 |
3º |
FORD RANGER |
1.604 |
99,63% |
1.610 |
4º |
FIAT STRADA |
1.489 |
17,45% |
8.535 |
5º |
MITSUBISHI L200 |
751 |
53,38% |
1.407 |
6º |
RENAULT DUSTER OROCH |
577 |
65,05% |
887 |
7º |
NISSAN FRONTIER |
574 |
42,11% |
1.363 |
8º |
CHEVROLET S10 |
519 |
16,73% |
3.103 |
9º |
RENAULT MASTER |
495 |
40,61% |
1.219 |
10º |
FIAT FIORINO |
455 |
29,89% |
1.522 |
11º |
VW AMAROK |
364 |
62,44% |
583 |
12º |
HYUNDAI HR |
223 |
84,15% |
265 |
13º |
KIA K2500 |
220 |
99,55% |
221 |
14º |
VW / MAN EXPRESS |
212 |
68,83% |
308 |
15º |
PEUGEOT EXPERT |
211 |
57,81% |
365 |
16º |
CITROËN JUMPY |
189 |
63,85% |
296 |
17º |
IVECO DAILY 35-150 |
183 |
97,86% |
187 |
18º |
VW SAVEIRO |
165 |
7,87% |
2.096 |
19º |
FIAT DUCATO |
75 |
24,75% |
303 |
20º |
IVECO DAILY 30-130 |
66 |
27,73% |
238 |
21º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
50 |
100,00% |
50 |
22º |
EFFA V21 |
47 |
100,00% |
47 |
23º |
FORD MAVERICK |
39 |
100,00% |
39 |
24º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
33 |
100,00% |
33 |
25º |
PEUGEOT PARTNER |
23 |
33,82% |
68 |
26º |
EFFA V22 |
22 |
100,00% |
22 |
27º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
22 |
100,00% |
22 |
28º |
PEUGEOT BOXER |
15 |
55,56% |
27 |
29º |
IVECO DAILY 5516 |
13 |
100,00% |
13 |
30º |
FOTON AUMARK 1039 |
9 |
100,00% |
9 |
31º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
9 |
100,00% |
9 |
32º |
IVECO DAILY |
7 |
100,00% |
7 |
33º |
CHEVROLET MONTANA |
6 |
75,00% |
8 |
34º |
JAC V260 |
5 |
100,00% |
5 |
35º |
CITROËN JUMPER |
2 |
33,33% |
6 |
36º |
CHEVROLET C10 |
1 |
100,00% |
1 |
37º |
CHEVROLET CHEVY |
1 |
100,00% |
1 |
38º |
CHEVROLET D20 |
1 |
100,00% |
1 |
39º |
CHEVROLET EL CAMINO |
1 |
100,00% |
1 |
40º |
CHEVROLET SILVERADO |
1 |
100,00% |
1 |
41º |
EFFA V25 |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
GMC SIERRA |
1 |
100,00% |
1 |
43º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
WILLYS OVERLAND |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
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