Líder de vendas em setembro, o Hyundai HB20 vive boa fase no mercado brasileiro ao registrar bons números de vendas – principalmente na época em que o Chevrolet Onix despencou no ranking por não ter carro nas lojas. A má notícia é que o hatch da Hyundai ficou mais caro junto do sedã HB20S, fora que neste aumento sua versão topo de linha ultrapassou a barreira dos R$ 100 mil.
Os aumentos variam entre R$ 600 e R$ 3.00 para o hatch HB20, enquanto os reajustes do sedã HB20S fica numa faixa que vai de R$ 1.400 a R$ 3.100. Versão de entrada do hatch, o HB20 Sense passou de R$ 66.790 para R$ 67.390, modelo que justamente sofreu o menor aumento junto da versão seguinte Vision, cujo valor também foi elevado em R$ 600, e que agora chega a R$ 70.590 (era R$ 69.990). A configuração intermediária Evolution ficou mais cara em R$ 800 e sua tabela fica agora em R$ 74.790.
Quando vamos para as versões com motor turbo e um pouco mais equipadas, os reajustes são maiores. O HB20 Platinum ficou R$ 1.600 mais caro e não é vendido por menos que R$ 85.890 (era R$ 84.290), enquanto sua versão com câmbio automático chega aos R$ 92.090 após os R$ 2.000 de acréscimo. O HB20 com visual de apelo esportivo, o HB20 Sport, é configuração do hatch que teve o maior aumento: R$ 3.000, assim passando a ser tabelado em R$ 96.190. Por fim a variante topo de linha Platinum Plus, que simboliza a passagem do hatch para o valor de três dígitos com seu preço de R$ 100.290.
O sedã HB20 também teve seus preços reajustados, com a configuração de entrada é comercializada por R$ 75.090, ou R$ 1.400 a mais do que a tabela anterior. Em seguida vem o HB20S Evolution, que agora custa R$ 79.190 (ante R$ 77.190), enquanto o HB20S Platinum com motor 1.0 turbo fixa próximo da faixa dos 90 mil (R$ 89.790) ao ficar R$ 2.200 mais caro. Sua versão automática tem R$ 2.400 de acréscimo, chegando a R$ 96.090 contra os R$ 93.690 pedidos até então. Para fechar, o HB20S Platinum Plus teve o maior reajuste (R$ 3.100) e é encontrado nas lojas por R$ 103.690.
Desde o final de agosto a gama HB20 (com exceção do aventureiro HB20X) é vendida somente com motor três cilindros 1.0. As versões mais básicas contam com o propulsor 1.0 Kappa de 75 cv de potência com gasolina e 80 cv com etanol, ambos a 6.000 rpm. O torque é de 9,4 kgfm e 10,2 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm. Já o 1.0 turbo TGDI vem nas versões intermediárias e mais caras e rende 120 cv a 6.000 rpm e 17,5 kgfm de torque, esse entregue desde 1.500 rpm. Os números são os mesmos com gasolina ou etanol.
VERSÃO | PREÇO ATUAL | PREÇO ANTERIOR | DIFERENÇA |
HB20 Sense 1.0 | R$ 67.390 | R$ 66.790 | R$ 600 |
HB20 Vision 1.0 | R$ 70.590 | R$ 69.990 | R$ 600 |
HB20 Evolution 1.0 | R$ 74.790 | R$ 73.990 | R$ 800 |
HB20 Platinum 1.0 TGDI MT | R$ 85.890 | R$ 84.290 | R$ 1.600 |
HB20 Platinum 1.0 TGDI AT | R$ 92.090 | R$ 90.090 | R$ 2.000 |
HB20 Sport 1.0 TGDI AT | R$ 96.190 | R$ 93.190 | R$ 3.000 |
HB20 Platinum Plus 1.0 TGDI AT | R$ 100.290 | R$ 97.790 |
R$ 2.500
|
VERSÃO | PREÇO ATUAL | PREÇO ANTERIOR | DIFERENÇA |
HB20S Vision 1.0 MT | R$ 75.090 | R$ 73.690 | R$ 1.400 |
HB20S Evolution 1.0 MT | R$ 79.190 | R$ 77.190 | R$ 2.000 |
HB20S Platinum 1.0 TGDI MT | R$ 89.790 | R$ 87.590 | R$ 2.200 |
HB20S Platinum 1.0 TGDI AT | R$ 96.090 | R$ 93.690 | R$ 2.400 |
HB20S Platinum Plus 1.0 TGDI AT | R$ 103.690 | R$ 100.590 | R$ 3.100 |
Agradecemos ao leitor Marcelo Penha pela dica
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após 12 anos à venda no Brasil, Hyundai HB20 enfim chegará à Argentina
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Hyundai: HB20 troca nome de versão turbo e ganha mais equipamentos
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Hyundai aumenta preços de HB20 e HB20S 2025 em mais de R$ 2.000
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Hatches em junho: Hyundai HB20 ultrapassa VW Polo e assume liderança