Chevrolet anuncia alterações em motores por conta do Proconve
E a Spin finalmente perderá o tanquinho de partida a frio!
A partir de 1 de janeiro de 2022, entra em vigor no Brasil a nova fase do Proconve, a L7, que exigirá a redução dos níveis de emissões dos carros 0km fabricados por aqui a partir da data. O programa também mudará as exigências de equipamentos envolvidos na redução da poluição gerada pelos carros, como os gases evaporados durante o abastecimento, e demandará que os sistemas envolvidos no controle de emissões sejam testados pelo equivalente a 10 anos de uso ou 160 mil km.
A proximidade da entrada em vigor do Proconve L7 já provocou algumas alterações no mercado brasileiro. A mais recente foi a diminuição de potência do motor 1.3 Firefly que equipa as versões de entrada do Fiat Pulse. Originalmente, o propulsor entregava 109 cv de potência com etanol e 101 com gasolina, sendo o torque sempre de 14,1 kgfm. No Pulse, ele gera 107 cv e 98 cv, respectivamente, com torque de 13,7 kgfm. Isso afetará Strada, Argo e Cronos a partir de 2022. A queda ocorreu para atender às novas regras.
A Fiat, porém, é apenas uma das montadoras que terão que se mexer para atender à nova fase do Proconve. A Chevrolet do Brasil também anunciou que pretende reduzir as emissões de seus carros em até 43%. A princípio, a empresa fará alterações nos sistemas de gerenciamento de motor e câmbio para os modelos flex ou a gasolina e também instalará um novo filtro de escape nos propulsores a diesel para reduzir em até 95% a emissão de materiais particulados na atmosfera.
Santiago Chamorro, presidente da General Motors para a América do Sul, afirmou que "A GM anunciou seu compromisso de se tornar uma empresa neutra em carbono até 2040 e estamos avançando globalmente neste sentido. Parte importante deste processo é tornar cada vez mais sustentáveis nossos veículos a combustão até a migração do mercado para os carros 100% elétricos, os únicos zero emissão”.
Especificamente para os carros flex e a gasolina fabricados por aqui, a Chevrolet finalmente irá aposentar o tanquinho auxiliar de gasolina para partidas a frio, ainda usado na Chevrolet Spin, adotando o sistema de bicos injetores com pré-aquecimento para facilitar a partida com etanol em temperaturas mais baixas.
Com o novo acerto de motor e transmissão, a Chevrolet afirma que seus carros não deverão perder performance, então os dados de potência e torque ficarão os mesmos, ao contrário do que aconteceu com o 1.3 da Fiat. Outras alterações incluirão novos catalisadores para aumentar a eficiência e a durabilidade da peça, uma nova luz espia no painel para indicar o acionamento do sistema de partida a frio e um tanque de combustível revisado de multicamadas e com adição de filtros para evitar a evaporação na atmosfera.
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