Diversos modelos já se despediram do mercado brasileiro em 2021. Mas muito ainda irá acontecer até o encerramento do ano, inclusive mais notícias sobre o fim de nomes importantes, como Fiat Uno, Renault Sandero R.S. e o Volkswagen Voyage. E os motivos são diversos: desde novas regras de emissões a partir de 2022 quanto novas estratégias das montadoras.

Como já aconteceu com o VW Fox, modelos mais antigos não conseguirão se enquadrar em novas normas de emissões, que serão mais rigorosas e irão além de apenas o motor, mas outros sistemas que seriam custosos implementar em bases mais antigas. Além disso, motores como o 1.6 8 válvulas da VW e o 1.8 da Stellantis não atenderão os requisitos e, modelos dependentes deles, sumirão das lojas.

 

Ouça nosso Podcast gratuitamente nas plataformas

Renault Sandero R.S. 2020
Chevrolet Joy

Pelas novas regras, a produção pode acontecer até o dia 31 de dezembro de 2020, com vendas dos estoques até março de 2022. Isso ajudará o Sandero R.S., por exemplo, esportivo com motor 2.0 que tem poucos meses de vida, mas segue em produção mais um tempo. Na VW, o Gol deverá ficar apenas com o 1.0 MPI, assim como a Saveiro ainda será reestilizada com o 1.6 16v. Na Fiat, Dobló e Grand Siena observam o fim chegando aos poucos.

Veja o que você precisa saber sobre estes e outros modelos, importante antes de fazer a compra ou a reserva de algum deles - seja para evitar ou para negociar mais os valores na concessionária. Enquanto muitos chegam, outros se vão...

Envie seu flagra! flagra@motor1.com