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Mitsubishi ASX sai de linha no país e dá lugar ao Outlander Sport

SUV sai de linha depois de 11 anos à venda no país e com muitos facelifts; veja o histórico de vendas do modelo

Mitsubishi ASX Flex

O Mitsubishi ASXdá adeus ao mercado brasileiro. Sim, um dos SUVs mais tradicionais da marca por aqui sai de linha depois de um período de 11 anos, como é possível conferir no site oficial da montadora, onde o modelo já não aparece mais no configurador. Com a saída do ASX, abre-se espaço para o Outlander Sport, seu sucessor direto na gama que é basicamente um ASX de cara nova.

A HPE Automotores, representante oficial da Mitsubishi no Brasil, confirmou em nota o fim da linha para o ASX, destacando ainda a presença do Outlander Sport. “O Outlander Sport é considerado uma evolução natural do ASX. Ele é produzido a todo vapor na fábrica da HPE em Catalão (GO)”, explicou a montadora. Voltando ao ASX, o modelo chegou em 2010 em terras tupiniquins ainda importado do Japão, sempre com motor 2.0 a gasolina de 160 cv e duas versões: uma com tração dianteira e câmbio manual e outra 4x4 com transmissão automática CVT. Na época, os preços eram de R$ 81.990 e R$ 86.990, respectivamente.

Mitsubishi ASX 2010
Visual do Mitsubishi ASX em 2010

Após três anos de mercado, o ASX começou a ser produzido no Brasil na fábrica da Mitsubishi em Catalão, quando ficou mais “tropicalizado” e recebeu da engenharia brasileira melhorias nos sistemas de suspensão, amortecedores e molas, deixando o ASX mais adaptado ao asfalto lunar das nossas ruas. Junto desses ajustes, a linha 2014 do SUV trazia ainda um leve facelift, com para-choque frontal redesenhado e também novas rodas.

Mitsubishi ASX 2014
Mitsubishi ASX 2014
Salão do Automóvel: Mitsubishi ASX 2017 ganha cara nova e mais opções de acabamento
ASX 2017 com nova dianteira no Salão do Automóvel de 2016
Salão do Automóvel: Mitsubishi ASX 2017 ganha cara nova e mais opções de acabamento
ASX 2017

Outra reestilização viria na linha 2017 (lançada em 2016 no Salão do Automóvel daquele ano), quando o ASX ganhou um novo para-choque que formava um “X” na dianteira em preto, enquanto as bordas eram cromadas e a grade novamente redesenhada. Já em 2017, a linha 2018 era apresentada com o motor 2.0 flex, que passava a render até 170 cv quando abastecido com etanol, enquanto o câmbio CVT foi atualizado para ser mais rápido e menos ruidoso.

Assim como a linha 2017, a linha 2019 do ASX foi mostrada no Salão do Automóvel, dessa vez na edição de 2018 da mostra – que foi a última realizada no país. Foi neste evento que o ASX ganhou sua terceira reestilização (e última), que somava mais uma mudança no para-choque frontal que adotava luzes DRL, grade inferior com acabamento colmeia e grade superior com filete cromado.

Mitsubishi ASX 2019
Mitsubishi ASX 2019
Mitsubishi ASX Flex
Mitsubishi ASX 2019

O desenho em “X” na dianteira continuava, enquanto a lateral tinha molduras nas caixas de rodas e a traseira recebia novo para-choque com uma faixa preta e refletores nas extremidades, além de uma régua cromada no porta-malas. Vale lembrar que ao longo desses 11 anos de carreira, as lanternas sempre foram as mesmas. Na linha 2019, eram vendidas três versões: ASX 2WD CVT Flex (R$ 104.990), ASX AWD CVT Flex (R$ 121.990) e ASX AWD CVT Flex + Teto + Xenon (R$ 130.990)

Mitsubishi Outlander Sport 2021
Outlander Sport 2020

O ASX começou a perder espaço quando o Outlander Sport foi lançado em julho de 2020, com isso mais recentemente a gama do ASX diminuiu, assim ele era vendido somente na versão básica GLS por R$ 139.990. Trazia de série rodas de 18 polegadas, multimídia com tela de 7”, ar-condicionado automático e aletas atrás do volante para trocas manuais de marchas. Em relação a segurança tinha controles de estabilidade e tração e os 2 airbags frontais – obrigatórios por lei.

O motor também mudou pouco desde 2010, sendo que o último ASX tinha o mesmo 2.0 flex aspirado da última atualização de 2017, que rendia 170 cv e 23 kgfm de torque quando abastecido com etanol, ou 160 cv e 22 kgfm com gasolina. A transmissão permaneceu automático do tipo CVT, mas o ASX perdeu a versão 4x4 desde quando o Outlander Sport estreou no país. Afinal, a intenção era promover o modelo mais novo e deixá-lo mais equipado, com o ASX ficando como uma versão de entrada até sair de linha.

Curiosamente, o Outlander Sport não é o modelo mais barato da marca dos três diamantes à venda no Brasil, já que hoje é comercializado por R$ 164.990 na versão HPE 2WD e R$ 171.990 na HPE AWD. Quem assume o papel de modelo de entrada é o Eclipse Cross GLS, SUV-cupê um pouco maior e tabelado em R$ 163.990 - R$ 1.000 a menos que o Outlander Sport mais barato. 

Ao longo de sua trajetória no Brasil, o ASX vendeu 73.911 unidades entre 2010 e 2020, segundo dados da Fenabrave. Vale lembrar que o volume de vendas do SUV neste ano ainda não aparece no balanço da entidade. O pior ano de vendas do ASX foi em 2020, quando vendeu apenas 1.160 unidades (em 2010 ele emplacou 332 carros, mas era dezembro e seu ano de lançamento), enquanto 2014 foi o seu melhor ano com 12.149 unidades – vendas provavelmente puxadas pela notícia de sua nacionalização na época.

Abaixo, confira quantos Mitsubishi ASX foram vendidos no Brasil desde 2010*:

Ano Número de emplacamentos do Mitsubishi ASX
2010 332 unidades
2011 11.010 unidades
2012 10.781 unidades
2013 10.115 unidades
2014 12.149 unidades
2015 9.582 unidades
2016 4.717 unidades
2017 4.922 unidades
2018 5.379 unidades
2019 3.764 unidades
2020 1.160 unidades

*Fonte: Fenabrave

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