No mundo das big trails, é comum ver dentro da linha de um mesmo modelo versões mais radicais para aventuras equipadas com rodas raiadas dividindo o chão da loja com as mais urbanas, com rodas de liga leve. No caso da Honda África Twin, porém, a marca focou mais no público que quer uma moto que realmente consegue desbravar para além do asfalto.
Por outro lado, a Honda apresentou globalmente em outubro a NT 1100. A moto usa a mesma base da África Twin que temos no Brasil, mas aposta em uma proposta mais esportiva e viagens de longas distâncias, segmento conhecido também como "sport tourer". A novidade ainda é dúvida para o mercado brasileiro.
No entanto, isso não impediu a Honda de efetuar um pedido de registro de patente por aqui para a nova NT 1100 também. Isso não quer dizer de fato que a marca oferecerá o modelo por aqui, podendo apenas estar protegendo o produto de cópias indevidas. Mas, considerando que África Twin é produzida em Manaus (AM) nas versões com câmbio manual, a NT 1100 também poderia ser fabricada por aqui e servir como alternativa mais em conta a motos como a BMW R 1250 RT, baseada na R 1250 GS, e que parte de R$ 15.900.
O propulsor da NT 1100 também é o mesmo da aventureira da Honda: um dois cilindros paralelos de 1.084 cm³. Nessa nova Honda NT 1100, ele produz 101 cv de potência e 10,6 kgfm de torque. Porém, a Honda ajustou a admissão e o escape para uma resposta mais suave. Da mesma forma que a Africa Twin, a Honda NT 1100 pode ser equipada com um câmbio mecânico de 6 marchas ou o DCT, de dupla embreagem, com o mesmo número de relações.
A Honda equipou a moto com suspensões Showa de longo curso (150 mm), sendo a dianteira com garfo invertido e a traseira monobraço. Ao contrário da África Twin que tem rodas raiadas, a NT 1100 possui rodas de liga leve de 17 polegadas na frente e atrás, mais adequadas para o asfalto.
Os pneus têm 120 mm de largura na dianteira e 180 mm na traseira. Para parar a moto, são usados discos de freio duplos na dianteira 310 mm de diâmetro e único na traseira de 256 mm. Para ajudar na segurança, a Honda NT 1100 2022 traz de série controle de tração ajustável em três níveis, controle de empinada e ajuste de elementos como entrega de potência e força do freio motor.
A Honda NT 1100 traz um para-brisa ajustável e defletores laterais. A novidade da marca conta com punhos aquecidos, controle de cruzeiro e bauletos que, somados, oferecem 65 litros de armazenamento. O painel de instrumentos digital é sensível ao toque e tem tela TFT de 5 polegadas, o mesmo da Africa Twin. Assim como a aventureira, a novidade vem equipada com Apple CarPlay, Android Auto e conectividade via Bluetooth.
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