Apesar de já ter sido descontinuado no mercado brasileiro, o Toyota Etios segue sendo produzido em Sorocaba (SP) para abastecer mercados estrangeiros - especialmente Paraguai, Uruguai, Peru e Argentina. Neste último, o modelo mantém vendas satisfatórias e ganhará em breve uma inédita versão comercial. O desenvolvimento da novidade já está em fase avançada e atende internamente como Projeto Toyota AIBO.

A ideia é transformar o Etios em um veículo urbano para o transporte de pequenas mercadorias e atender especialmente empresas de entrega (delivery e e-commerce, por exemplo). O porte compacto e a robustez mecânica contam a favor do modelo. Além disso, há expectativa de que o preço também seja convidativo e sirva como alternativa ao valor cobrado por furgões tradicionais.

Galeria: Trajetória - Toyota Etios

A transformação de carro de passeio em modelo comercial incluirá remoção dos bancos traseiros e manutenção apenas dos assentos da frente. Com isso, o porta-malas formará um vão único junto com a cabine, incluindo piso plano e revestimentos específicos. Além disso, haverá uma tela metálica de proteção para evitar que a carga se choque com os vidros ou venha a invadir o espaço do motorista.

São esperados também diferentes pontos de ancoragem e amarração para segurar objetos. Os vidros laterais traseiros e os vidros traseiros serão cobertos com plotagem opaca, por segurança, para evitar que a carga que transportada seja vista de fora. Será possível acomodar até 450 kg de carga.

A ideia não é inédita no mercado argentino, pois o segmento já foi explorado no passado por modelos como Renault Clio Work e Fiat Uno Cargo. Hoje, porém, o nicho está vago e por isso o interesse da Toyota. Enquadrado como “Veículo Comercial de Carga”, o Etios pagará apenas 10,5% de IVA no lugar dos habituais 21%.

Sob o capô, o motor 1.5 a gasolina seguirá sem mudanças associado ao câmbio manual de 6 marchas. O lançamento é aguardado para o início de 2022. 

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