Kia cancela planos e não terá picape para brigar com Hilux e S10
Inédita caminhonete média era aguardada para 2022 e vinha sendo especulada há pelo menos 4 anos
Não será dessa vez que a Kia terá uma picape média para chamar de sua. Após anos de especulação e expectativa do mercado em torno do lançamento de uma inédita caminhonete média, a marca decidiu recuar e desistir da ideia de entrar no segmento. Em entrevista recente, o diretor de operações da empresa na Austrália, Damien Meredith, falou sobre o assunto e revelou que as chances de o projeto sair do papel são remotas.
O próprio Meredith era um dos grandes entusiastas da picape e foi responsável por levar a ideia para a matriz na Coreia do Sul. A proposta foi apresentada diretamente ao CEO global da Kia, Ho-Sung Song, que ficou surpreso com o potencial de vendas estimado. A ideia era vender 20 mil unidades por ano só na Austrália e abocanhar 10% do mercado local de comerciais leves.
Galeria: Picape Kia - Projeção
"O senhor Song quase caiu da cadeira quando revelei nosso potencial", disse Meredith. Havia bastante otimismo em torno do projeto, mas do ano passado para cá a ideia esfriou. “Não recebemos uma resposta definitiva da sede da Kia”, admitiu. “Toda vez que vejo o senhor Song ele pede para esperar", explicou. “Fizemos nosso dever de casa, mas a sede não nos deu uma resposta”.
A picape era um desejo de longa data de concessionárias da marca de várias países, especialmente da própria Austrália. Por lá, picapes de porte médio representam mais de 20% do mercado como um todo, o que torna estrategicamente imprescindível ter um representante na categoria. A ideia girava em torno de um modelo completo, ou seja, com opções de cabine simples ou dupla, oferta de motores diesel ou gasolina e tração 4x2 ou 4x4.
Seria uma picape tradicional, com construção sobre chassi e rival direta de Toyota Hilux, Ford Ranger e Mitsubishi L200 Triton. Na prática, um projeto independente daquele que originou a Hyundai Santa Cruz (monobloco e com pegada bem mais lifestyle). A própria Hyundai também teria um modelo equivalente para servir de alternativa à Santa Cruz, hoje vendida apenas nos Estados Unidos.
Projeções: Avarvarii e KiaTellurideForums
Fonte: Cars Guide
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova picape Kia Tasman, rival da Hilux, está planejada para o Brasil
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Kia diz que sua picape rival da Hilux é mais bonita pessoalmente
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Kia Syros 2025 promete mistura curiosa de SUV com minivan; veja teasers
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV