Não será dessa vez que a Kia terá uma picape média para chamar de sua. Após anos de especulação e expectativa do mercado em torno do lançamento de uma inédita caminhonete média, a marca decidiu recuar e desistir da ideia de entrar no segmento. Em entrevista recente, o diretor de operações da empresa na Austrália, Damien Meredith, falou sobre o assunto e revelou que as chances de o projeto sair do papel são remotas.
O próprio Meredith era um dos grandes entusiastas da picape e foi responsável por levar a ideia para a matriz na Coreia do Sul. A proposta foi apresentada diretamente ao CEO global da Kia, Ho-Sung Song, que ficou surpreso com o potencial de vendas estimado. A ideia era vender 20 mil unidades por ano só na Austrália e abocanhar 10% do mercado local de comerciais leves.
"O senhor Song quase caiu da cadeira quando revelei nosso potencial", disse Meredith. Havia bastante otimismo em torno do projeto, mas do ano passado para cá a ideia esfriou. “Não recebemos uma resposta definitiva da sede da Kia”, admitiu. “Toda vez que vejo o senhor Song ele pede para esperar", explicou. “Fizemos nosso dever de casa, mas a sede não nos deu uma resposta”.
A picape era um desejo de longa data de concessionárias da marca de várias países, especialmente da própria Austrália. Por lá, picapes de porte médio representam mais de 20% do mercado como um todo, o que torna estrategicamente imprescindível ter um representante na categoria. A ideia girava em torno de um modelo completo, ou seja, com opções de cabine simples ou dupla, oferta de motores diesel ou gasolina e tração 4x2 ou 4x4.
Seria uma picape tradicional, com construção sobre chassi e rival direta de Toyota Hilux, Ford Ranger e Mitsubishi L200 Triton. Na prática, um projeto independente daquele que originou a Hyundai Santa Cruz (monobloco e com pegada bem mais lifestyle). A própria Hyundai também teria um modelo equivalente para servir de alternativa à Santa Cruz, hoje vendida apenas nos Estados Unidos.
Projeções: Avarvarii e KiaTellurideForums
Fonte: Cars Guide
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Antes da Tasman, Kia diz que quase fez picape grande rival da F-150
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Kia Sportage 2026 renova visual e abandona câmbio de dupla embreagem
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Kia aprova visual ousado da nova picape Tasman