Não, seus olhos não te enganam. A moto das fotos não é a Honda Grom, mini-moto que faz sucesso nos EUA. Trata-se da Honda Navi 2022, lançada para aquele mercado. Embora haja uma semelhança inegável entre as duas, a novidade é um pouco diferente do que você esperava. Traz um design moderno, divertido e amigável para iniciantes, além de ser um híbrido entre mini-moto e uma scooter.
A Honda Navi 2022 é movida por um motor monocilíndrico com a tecnologia Honda Enhanced Smart Power (eSP, vista também na PCX nacional) de 109,2 cm³ de capacidade e resfriado a ar. Com o eSP, o atrito interno do motor é reduzido, o que também ajuda a aumentar a economia de combustível. Uma vez que a Navi foi originalmente projetada como uma moto urbana, você provavelmente não ficará muito surpreso ao saber que ela consegue fazer 46,9 km/l. Os números de potência e torque não foram revelados ainda.
Agora, o estilo da Navi parece o de uma mini-moto, como a Grom. Mas você já deve ter notado que o motor não está logo abaixo do chassi ao centro da moto, como numa Biz. O layout é muito mais parecido com o que você encontraria em uma scooter, com o propulsor recuado e próximo da roda traseira. Reforçando esse tema, a Navi tem um câmbio automático CVT. Ao contrário da maioria das scooters, porém, seu design não tem um escudo frontal para proteger o piloto dos elementos.
Onde você normalmente encontraria o motor de uma motoneta, há um cubículo com chave entre as pernas que serve de porta-trecos. A Honda diz que você pode colocar ali uma jaqueta, livros ou outros itens pequenos lá, o que leva à verdadeira proposta da Navi: encorajar novos pilotos a também "montarem" na moto mesmo, não apenas sentando como nas scooters.
Econômica, com o assento a 784 mm do solo e peso total de apenas 107 kg, é incrivelmente acessível para motoristas novos de carta. É provavelmente por isso que um dos eventos de apresentação da Honda para a Navi nos EUA será parte do programa "Ride with Us", que visa atrair um público que nunca andou de moto.
A Honda Navi 2022 está programada para chegar às lojas norte-americanas da marca em janeiro do ano que vem. As cores disponíveis no lançamento serão vermelha, 2 tons de verde ou marrom. No entanto, aqui está um ponto importante de seu apelo: o preço público sugerido será de US$ 1.807 no lançamento, ou R$ 10.068. Isso faz da Navi a moto mais barata da marca por lá e a posiciona em uma faixa de preço similar à da nossa Elite 125, que tem preço público sugerido de R$ 10.120.
Mas é bom deixar todas as cartas na mesa. O preço baixo da Navi vem com alguns contrapontos. A moto foi desenvolvida pela Honda inicialmente para o mercado indiano, o que significou algumas economias para manter o valor acessível. Uma delas já pode ver ser vista nas fotos, pois a Navi 2022, mesmo nos EUA, é equipada com freios a tambor nas ruas rodas, trazendo apenas acionamento combinado. Além disso, em pleno 2021, a moto não tem injeção eletrônica, sendo alimentada por carburador.
Fonte: American Honda Motor Company
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda lança a nova PCX 160 2025; veja os preços e o que muda
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Oficial: Honda antecipa a nova ADV 160 2025 para dezembro