Não, seus olhos não te enganam. A moto das fotos não é a Honda Grom, mini-moto que faz sucesso nos EUA. Trata-se da Honda Navi 2022, lançada para aquele mercado. Embora haja uma semelhança inegável entre as duas, a novidade é um pouco diferente do que você esperava. Traz um design moderno, divertido e amigável para iniciantes, além de ser um híbrido entre mini-moto e uma scooter.
A Honda Navi 2022 é movida por um motor monocilíndrico com a tecnologia Honda Enhanced Smart Power (eSP, vista também na PCX nacional) de 109,2 cm³ de capacidade e resfriado a ar. Com o eSP, o atrito interno do motor é reduzido, o que também ajuda a aumentar a economia de combustível. Uma vez que a Navi foi originalmente projetada como uma moto urbana, você provavelmente não ficará muito surpreso ao saber que ela consegue fazer 46,9 km/l. Os números de potência e torque não foram revelados ainda.
Agora, o estilo da Navi parece o de uma mini-moto, como a Grom. Mas você já deve ter notado que o motor não está logo abaixo do chassi ao centro da moto, como numa Biz. O layout é muito mais parecido com o que você encontraria em uma scooter, com o propulsor recuado e próximo da roda traseira. Reforçando esse tema, a Navi tem um câmbio automático CVT. Ao contrário da maioria das scooters, porém, seu design não tem um escudo frontal para proteger o piloto dos elementos.
Onde você normalmente encontraria o motor de uma motoneta, há um cubículo com chave entre as pernas que serve de porta-trecos. A Honda diz que você pode colocar ali uma jaqueta, livros ou outros itens pequenos lá, o que leva à verdadeira proposta da Navi: encorajar novos pilotos a também "montarem" na moto mesmo, não apenas sentando como nas scooters.
Econômica, com o assento a 784 mm do solo e peso total de apenas 107 kg, é incrivelmente acessível para motoristas novos de carta. É provavelmente por isso que um dos eventos de apresentação da Honda para a Navi nos EUA será parte do programa "Ride with Us", que visa atrair um público que nunca andou de moto.
A Honda Navi 2022 está programada para chegar às lojas norte-americanas da marca em janeiro do ano que vem. As cores disponíveis no lançamento serão vermelha, 2 tons de verde ou marrom. No entanto, aqui está um ponto importante de seu apelo: o preço público sugerido será de US$ 1.807 no lançamento, ou R$ 10.068. Isso faz da Navi a moto mais barata da marca por lá e a posiciona em uma faixa de preço similar à da nossa Elite 125, que tem preço público sugerido de R$ 10.120.
Mas é bom deixar todas as cartas na mesa. O preço baixo da Navi vem com alguns contrapontos. A moto foi desenvolvida pela Honda inicialmente para o mercado indiano, o que significou algumas economias para manter o valor acessível. Uma delas já pode ver ser vista nas fotos, pois a Navi 2022, mesmo nos EUA, é equipada com freios a tambor nas ruas rodas, trazendo apenas acionamento combinado. Além disso, em pleno 2021, a moto não tem injeção eletrônica, sendo alimentada por carburador.
Fonte: American Honda Motor Company
RECOMENDADO PARA VOCÊ
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Oficial: Honda antecipa a nova ADV 160 2025 para dezembro
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Honda CG 160 2025 chega em outubro com LED e ABS; veja o que sabemos