Se considerarmos automóveis e comerciais leves no geral, a Fiat Strada é disparada o veículo mais vendido do Brasil. Com isso, vamos explorar e analisar a picape em suas versões de entrada, a Strada Endurance Cabine Plus 1.4 contra a Strada Volcano Cabine Dupla 1.3, a topo de linha, e mostrar suas diferenças.
A configuração mais barata (ou menos cara) da picape compacta que você vai encontrar na concessionária é a Strada Endurance CP 1.4, tabelada atualmente em R$ 87.190. Com isso são nada menos que R$ 15.800 que separam a variante básica da Strada Volcano CD 1.3, configuração topo de linha que hoje é comercializada por R$ 102.990. Vamos ver as grandes diferenças entre as versões “pé de boi” e a mais refinada da Fiat Strada.
Colocadas lado a lado, as diferenças visuais entre a Strada Endurance CP (veja o teste neste link) e Strada Volcano CD são gritantes. Para começar, a versão de entrada da picape tem carroceria com cabine simples, que é levemente estendida e conta com uma pequena janela laterais logo atrás das portas. Com proposta mais voltada ao trabalho, essa versão tem estilo mais rústico como prova as rodas de aço de aro 15" pintadas na cor chumbo que nem sequer tem calotas – item opcional por R$ 230 adicionais.
Os para-choques não têm pintura, ficando com a cor preta do plástico mesmo, assim como as capas dos retrovisores e maçanetas. Os faróis trazem iluminação halógena e não há oferta de luzes de neblina, mas há luzes diurnas. A caçamba é grande e tem capacidade de carga respeitável de 750 kg e volume de até 1.354 litros, o que nos leva a entender o motivo de ver tanta Fiat Strada pegando no pesado pelas ruas, principalmente nesta versão de base.
Subindo para a Strada Volcano CD (veja o teste neste link), a carroceria é diferente por conta da cabine maior e com quatro portas, o que aumenta sua versatilidade e espaço para levar até cinco ocupantes, mas de contrapartida reduz o tamanho da caçamba. Além da carroceria diferente, a Strada topo de linha tem faróis full-LED com luzes DRL e assinatura visual, além de faróis de neblina e acabamento em prata na moldura superior da grade frontal, na base do para-choque e no rack de teto (que se estende até a caçamba, se transformando em um santantônio), solução que quebra o visual “preto básico” da versão mais barata.
No mais, tanto as maçanetas quando as capas dos retrovisores seguem a cor da carroceria (há ainda repetidores de seta), enquanto as rodas também são de 15", embora sejam de liga-leve e tragam acabamento diamantado. Por fim, a caçamba é menor como já dissemos e tem capacidade de carga de 650 kg e volume de até 844 litros, ou seja, 510 litros a menos que a Strada Endurance CP.
Por dentro, as diferenças são mais sutis apesar da diferença de preço de quase R$ 16 mil entre as versões. Todo a parte interna é dominada por acabamento em plástico preto, idem para a portas que nem sequer contam com algum acabamento em tecido. Na Endurance CP o volante não tem qualquer botão (o volante multifuncional aparece só no material de divulgação da marca), enquanto que os bancos são de tecido e com padronagem mais simples.
Idem para os vidros, que são de acionamento manual com clássica manivela (nas fotos aparecem a versão com opcional do vidro elétrico). Nessa configuração nem rádio há (também opcional), com a parte onde ficaria a central multimídia sendo dividida em dois e trazendo um buraco na parte inferior. Já na parte central superior do painel ficam alguns botões para ligar a luz da caçamba, pisca-alerta, habilitar ou desabilitar o controle de tração TC+.
Quando olhamos a Strada Volcano Cabine Dupla, há um pouco mais de cuidado com a cabine, mas ainda assim é simples. Aqui há realmente volante multifuncional com aplique em preto brilhante nos três raios e revestimento de couro, além de botões para comandos da central multimídia com tela de 7". Por falar na tela do multimídia, ela traz logo acima apliques prateados que se estendem ao redor das saídas de ar centrais, enquanto as maçanetas também são em prata – idem para o acabamento no console na região do câmbio.
Por fim, os bancos trazem revestimento que mesclam tecido e couro e uma padronagem mais bem acabada e com costuras brancas, bem mais caprichada que o da versão Endurance CP.
Destinada ao trabalho, a Strada Endurance CP 1.4 traz só o básico na sua lista de equipamentos de série. Assim, a picape conta com airbag duplo e freios ABS (obrigatórios por lei), ar-condicionado, direção hidráulica, volante com regulagem de altura, rodas de ferro aro 15 com pneus 195/65, computador de bordo, controle de estabilidade, E-locker - controle de tração (TC+), ganchos para amarração de carga na caçamba, grade de proteção no vidro traseiro, assistente de partida em rampa, luz de iluminação da caçamba, porta-escadas, preparação para rádio (cabeamento e chicote), protetor de caçamba e tomada 12V.
Notou a falta dos vidros elétricos? Pois é, o item é opcional junto de alarme, travas elétricas, brake light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico da tampa do combustível, banco do motorista ajustável em altura, protetor de cárter e capota marítima por R$ 4.200 extras.
Já a Strada Volvano Cabine Dupla 1.3 flex soma todos os itens da versão Endurance básica e agrega 4 airbags, banco do motorista com ajuste de altura, ar-condicionado, direção elétrica, bancos em couro/tecido, alarme antifurto, barras longitudinais no teto, capota marítima, central multimídia com tela de 7” com suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem uso de cabos, câmera de ré, chave com telecomando, volante multifuncional, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade, E-locker - controle de tração avançado (TC+), faróis de neblina, faróis de LED, gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix) e luzes de posição diurnas.
Soma também porta USB adicional, porta-luvas iluminado, protetor de cárter, retrovisores elétricos, rodas de liga-leve aro 15 com pneus 205/60 de uso misto, rádio com entrada USB, santantônio, sensor de estacionamento, sensor de pressão dos pneus, terceira luz de freio, travas elétricas, vidros elétricos dianteiros e traseiros, display de TFT de 3,5”, volante com regulagem de altura e revestido em couro.
Por fim a motorização, que se difere entre as duas versões. Debaixo do capô da Strada Endurance CP, eis o já antigo, mas robusto motor 1.4 Fire 8V flex, que rende 85 cv de potência com gasolina e 88 cv com etanol, sempre a 5.750 rpm. Já o torque é de 12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com o combustível vegetal, sempre entregues a 3.500 rpm. A transmissão é sempre manual de 5 marchas e a tração dianteira.
Indo para a Strada Volcano CD, o motor muda: em vez do 1.4 Fire 8V flex, debaixo do capô há o moderno 1.3 Fireflex 8V que entrega 101 cv com gasolina e 109 cv com etanol, entregues a 6.250 rpm seja qual for o combustível. O torque, por sua vez, é de 13,7 kgfm com gasolina e 14,2 kgfm quando abastecido com etanol, sempre a 3.500 rpm. Assim como a versão de entrada, o câmbio também é manual com 5 velocidades.
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