Bom de loja no Brasil, o Toyota SW4 vai ganhar novidades na Argentina, país onde o utilitário derivado da picape Hilux é fabricado. Por lá o SUV vai ter sua gama ampliada com a chegada dos novos SW4 GR-S e SW4 Diamond (anunciado no mês passado), algo que acontecerá também no Brasil - que também receberá as duas novas versões do SUV até o final deste ano.
A maior novidade é a estreia do novo SW4 GR-S, configuração de proposta mais esportiva do SUV produzido sobre chassi assinada pela Toyota Gazoo Racing, divisão de performance da marca japonesa. A confirmação do lançamento do novo SW4 GR-S na Argentina veio através do Toyota Argentina Club, programa de benefícios para proprietários de modelos da marca que podem acumular pontos e trocá-los por experiências junto a montadora.
Voltando ao SW4 GR-S, a Toyota ainda não divulgou muitos detalhes da nova versão esportiva do utilitário, mas promete que o SUV contará com “melhorias na suspensão” e design exclusivo, que certamente garante maior exclusividade ao utilitário. A Toyota da Argentina revelou a imagem oficial do novo SW4 GR-S que, assim como a versão mais luxuosa Diamond, vai se diferenciar visualmente pela carroceria em dois tons, com o teto sendo pintado de preto. Na foto dá para notar que a grade dianteira terá acabamento em preto brilhante, mesmo tom usado na grade inferior e nas molduras dos faróis de neblina.
Vale se atentar ao detalhe que a dianteira será diferente das demais versões, assim como o SW4 Diamond, que se destaca pela dianteira com visual próprio e que se alinha ao estilo do SW4 vendido em países da Ásia, onde é conhecido como Fortuner Legender. Os faróis têm luzes diurnas com assinatura em LED diferente, enquanto o para-choque traz estilo mais esportivo que o da versão Diamond. Na Indonésia, a versão esportiva mantém a mesma frente do SW4 normal.
Embora não tenha revelado imagens da cabine, a Toyota revela que o revestimento interno será predominantemente preto (assim como a versão GR-S do Corolla vendido por aqui) nos bancos e painéis das portas. A fabricante também promete que o SUV virá equipado com o Toyota Safety Sense, que soma piloto automático adaptativo, assistente de manutenção em faixa, alerta de colisão com frenagem automática, entre outros. Se for atualizado como o da variante Diamond, o sistema terá detecção de pedestres e ciclistas.
Debaixo do capô tudo seguirá igual, o que não é ruim porque a Toyota atualizou recentemente o motor quatro cilindros 2.8 turbodiesel, que rende atualmente 204 cv a 3.400 rpm e 50,9 kgfm de torque a 2.800 rpm. A transmissão é sempre automática com 6 marchas e tração 4x4 com reduzida e bloqueio de diferencial traseiro.
Na Argentina o SW4 Diamond foi confirmado em outubro, trazendo visual exclusivo com a dianteira do SW4 asiático (Fortuner Legender), com faróis, formato da grade e desenho do para-choque próprios. O SW4 “de luxo” também terá pintura em dois tons, rodas exclusivas e emblemas próprios. Já o motor 2.8 turbodiesel será o mesmo das demais configurações.
Por dentro, o SW4 Diamond contará com nova combinação de cores no revestimento usado nos bancos e painéis das portas (são esperados tons mais claros, diferentemente do SW4 GR-S), bem como novidades no quadro de instrumentos e em detalhes do painel. Vale lembrar que essa versão foi comercializada no país portenho em 2018 por um curto período e vai retornar agora em 2021.
O lançamento do novo SW4 Diamond acontecerá primeiro na Argentina, onde o Toyota SW4 é fabricado por lá na planta de Zárate. À exemplo do restante da gama do SUV, tanto o SW4 Diamond como o SW4 GR-S devem desembarcar no Brasil no mesmo momento, no mais tardar em dezembro caso a Toyota não faça alguma mudança de planos.
Até o momento não há informações sobre preços, mas sabe-se que o SW4 Diamond chegará posicionado acima da SRX, que hoje custa no Brasil R$ 380.290, com isso pode-se esperar preço na casa dos R$ 400.000 – ou até mais. Já o SW4 GR-S deverá vir acima da SRX, mas abaixo da Diamond caso siga a mesma lógica aplicada pelo Corolla GR-S.
Atualmente, o Toyota SW4 é comercializado no Brasil nas versões SRV 2.7 flex (R$ 266.890), SRX 2.8 turbodiesel 5 lugares (R$ 374.090) e SRX 2.8 turbodiesel 7 lugares (R$ 380.290).
Fonte: Toyota Club via Argentina Autoblog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Toyota SW4 acompanha Hilux e ganha versão híbrida; veja o que muda
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Toyota Hilux e SW4 têm vendas suspensas por fraude em motores a diesel
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Toyota comemora 2 milhões de Hilux e SW4 produzidos na Argentina