Como prometeu, a Volkswagen vai transformando sua linha de carros no Brasil. Após lançar três SUVs produzidos na América Latina, a marca tirou de linha o up! e o Fox, parte por estratégia de mercado e parte para enxugar sua linha de hatches. Mas ainda existem mais modelos neste segmento: o Gol, um carro com nome histórico no país, além de Voyage e Saveiro. Mas o que acontecerá 3 carros quando com o novo investimento de R$ 7 bilhões na região?
Durante a apresentação para a imprensa em que o anúncio do investimento foi feito, Pablo Di Si, presidente da Volkswagen na América do Sul, não detalhou as mudanças, mas só confirmou o seguinte sobre os produtos que nasceriam deste aporte: que a VW terá uma nova família de carros de entrada no Brasil e que será lançada a partir de 2023 com a chegada do Polo Track, uma nova versão do hatchback que será feita Taubaté (SP).
Isto logo levou a perguntas sobre qual seria o papel do Gol no futuro. O executivo foi claro sobre a importância do Gol e já deu pistas sobre o que acontecerá. "O Gol é um ícone, como a Kombi e o Fusca. Para nós está sendo um processo de assimilação, a legislação mudou e essa nova família de compactos irá afetar o carro no futuro. Nós continuaremos produzindo o Gol em 2022, mas claramente nossa estratégia será a plataforma MQB no futuro”, explica Di Si.
E numa estratégia de segmentos mais enxutos e com o Polo Track como um hatch de entrada, fica mais difícil visualizar o Gol na mesma categoria. Isso significa que se o Gol não se transformar, não terá um futuro. Mas, a luz no fim do túnel para o modelo foi dada pelo próprio presidente da VW para o Brasil quando falou algumas vezes sobre um SUV abaixo do Nivus e chegou até a dizer no Salão de Frankfurt (Alemanha) de 2018 que lançaria mais um utilitário. Isto abre a possibilidade de que o Gol mude de carroceria após 2023, passando a ser feito com a plataforma MQB-A0 do Polo e preenchendo um novo espaço na linha da Volkswagen.
Esta nova família de entrada deve ser mais diversificada, ficando longe da estratégia de ter quatro hatchbacks para apostar em propostas diferentes. Na última coletiva de imprensa, Di Si afirmou que esta nova linha pode ter mais de quatro modelos. Considerando que o Polo Track é o primeiro, um possível no Gol poderia ser transformado em um SUV de entrada. A expectativa ficaria por uma nova geração da Saveiro (pois a Tarok, marcada para 2025, será maior e mais refinada) e uma versão do Virtus para servir de sedã básico, ocupando definitivamente o lugar do Voyage.
Enquanto isso não acontece, o Volkswagen Gol atual continuará sendo produzido ao longo de 2022. Havia rumores sobre o fim do Voyage no início do ano que vem, mas o jornalista Fernando Calmon apurou que o sedã ganhou sobrevida e seguirá até o final de 2022, e que a picape Saveiro receberá uma reestilização para seguir nas lojas até 2024.
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