Com uma infinidade de SUVs em sua gama, a Audi ainda conta com modelos mais tradicionais, à exemplo do grande sedã de luxo A8 2022 que acaba de receber a típica reestilização de meia-vida. A quarta geração do sedã topo de linha da marca das quatro argolas mudou principalmente na dianteira, fora que o modelo terá pela primeira vez em sua história o pacote visual esportivo S Line.
Mas vamos às mudanças visuais: o novo A8 passou a contar com uma grade mais larga do que o modelo antigo, que acaba abusando bastante dos cromados que preenchem o painel frontal. Outras mudanças ficam para as entradas de ar laterais com desenho mais vertical, enquanto os faróis são recortados e têm arranjo interno formado por 1,3 milhão de micro-espelhos para a função de matriz digital – os deixando bastante adaptáveis.
Como adiantamos lá no início da nota, o A8 terá disponível pela primeira vez na história (ou seja, desde 1994) o pacote esportivo visual S Line, opcional que deixa o estilo do sedã mais jovial graças a aparência um pouco mais esportiva – que antes estava restrita ao S8, versão realmente esportiva e com maior potência. Na traseira a novidade fica para as lanternas com iluminação OLED digitais com padrão gráfico alinhados aos últimos lançamentos da montadora.
Quando vamos para a cabine, as mudanças são mais sutis. O A8 2022 ganha a versão mais recente do painel digital configurável Audi Virtual Cockpit com sistema head-up display opcional, enquanto o console central acomoda duas telas sensíveis ao toque com 10,1 e 8,6 polegadas, ambas com funções dos comandos de ar-condicionado, rádio, entre outras funções do veículo. E se você acha que três telas são demais (painel + 2 do console), existem mais duas telas de 10,1” nos encostos dos bancos para quem vai no assento traseiro.
Como se não bastasse o luxo do A8 convencional, a Audi apresentou o A8L Horch na semana passada. Exclusivo para o mercado chinês, o sedã é o representate máximo do luxo na gama do A8, sendo um rival a altura do Mercedes-Maybach Classe S, por exemplo, fora que consegue ser ainda maior que o A8L – chegando aos 5,45 metros de comprimento (13 cm a mais que o A8 L padrão). A maior parte desse comprimento está no entre-eixos, o que garante espaço de sobra para quem via no banco traseiro, região ideal para quem arremata um sedã desses.
O A8L Horch conta com acabamento em madeira, além de dois bancos individuais reclináveis na parte traseira, que ainda contam com estofamento duplo e acabamento com nível de assento de jato executivo. Os assentos têm funções de massagem para as costas e pés, enquanto os tapetes são de carpete de alta densidade. Por fora, pintura bicolor artesanal, grade dianteira com barras verticaiis, teto solar panorâmico, rodas com design exclusivo e emblemas Horch são destaques.
Debaixo do capô, o novo A8L Horch virá equipado com motor V6 3.0 turbo de 345 cv com sistema híbrido leve de 48V, sempre atrelado a um câmbio automático de oito marchas. Já o A8 e A8 L vendido na Europa têm a disposição os motores 3.0 TFSI e 4.0 TFSI a gasolina com diferentes níveis de potência, bem como uma variante a diesel. A má notícia? A Audi não revelou nada sobre uma configuração com motor W12, cuja geração deverá ser a última a ter esse propulsor.
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