Em retração pelo 3º mês consecutivo, o mercado europeu consumiu quase 330 mil veículos novos a menos do que há um ano. De acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no continente, foram comercializadas em setembro 972.723 unidades, uma queda superior a 25%. Segundo a consultoria JATO, os cinco principais mercados (Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Espanha) tiveram números piores do que há um ano.
O acumulado dos nove primeiros meses, de 9,161 milhões de unidades, ainda é positivo em 6,9%. Entre as 10 primeiras colocadas no ranking de montadoras, apenas as sul-coreanas Kia (56.090) e Hyundai (52.254) cresceram. Atrás da Volkswagen (91.147), a Toyota (60.387) assegurou o 2º lugar pelo 3º mês seguido. Com a maior queda – quase 50% -, a Mercedes (42.696) foi a 8ª colocada.
POS. |
MARCA |
SET.21 |
% MERCADO 2021 |
SET.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VOLKSWAGEN |
91.147 |
9,4% |
126.529 |
9,7% |
-28,0% |
2º |
TOYOTA |
60.387 |
6,2% |
74.139 |
5,7% |
-18,5% |
3º |
RENAULT |
58.731 |
6,0% |
83.988 |
6,5% |
-30,1% |
4º |
BMW |
57.118 |
5,9% |
68.680 |
5,3% |
-16,8% |
5º |
KIA |
56.090 |
5,8% |
51.883 |
4,0% |
8,1% |
6º |
HYUNDAI |
52.254 |
5,4% |
49.425 |
3,8% |
5,7% |
7º |
PEUGEOT |
48.877 |
5,0% |
76.117 |
5,9% |
-35,8% |
8º |
MERCEDES-BENZ |
42.696 |
4,4% |
85.256 |
6,6% |
-49,9% |
9º |
FORD |
42.350 |
4,4% |
78.790 |
6,1% |
-46,2% |
10º |
AUDI |
42.100 |
4,3% |
61.255 |
4,7% |
-31,3% |
11º |
OPEL/VAUXHALL |
41.663 |
4,3% |
55.228 |
4,2% |
-24,6% |
12º |
SKODA |
38.694 |
4,0% |
64.638 |
5,0% |
-40,1% |
13º |
DACIA |
37.664 |
3,9% |
43.604 |
3,4% |
-13,6% |
14º |
FIAT |
34.758 |
3,6% |
53.858 |
4,1% |
-35,5% |
15º |
CITROËN |
33.951 |
3,5% |
44.667 |
3,4% |
-24,0% |
16º |
TESLA* |
33.564 |
3,5% |
18.530 |
1,4% |
81,1% |
17º |
SEAT |
30.373 |
3,1% |
36.732 |
2,8% |
-17,3% |
18º |
NISSAN |
23.755 |
2,4% |
36.124 |
2,8% |
-34,2% |
19º |
VOLVO |
18.235 |
1,9% |
29.801 |
2,3% |
-38,8% |
20º |
MAZDA |
17.960 |
1,8% |
20.373 |
1,6% |
-11,8% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
972.723 |
... |
1.300.103 |
... |
-25,2% |
|
ACUMULADO |
9.161.918 |
... |
8.567.789 |
... |
6,9% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido; e
- Resultado da Tesla computando apenas as vendas do Model 3 e do Model Y.
O mês de setembro marcou um momento histórico no Velho Continente. Com 24.950 unidades (alta de 58% sobre 2020) e uma vantagem superior a 6 mil em relação ao VW Golf (18.601) – nº 1 no acumulado de 2021 -, o Tesla Model 3 foi o modelo preferido pela 1ª vez. Segundo a consultoria JATO, jamais um modelo elétrico – e importado – havia sido o nº 1 por lá.
Em 10º em agosto, o Renault Clio (17.985) completou o pódio. Preferido nos últimos dois rankings, o Dacia Sandero (17.380) foi o 4º colocado, resultado suficiente para mantê-lo como o 3º nos nove primeiros meses do ano. Em leve alta sobre 2020 (+1,2%), o Fiat 500 foi o 5º colocado. O Opel / Vauxhall Corsa (16.202), que havia sido apenas o 23º no mês anterior, saltou 17 posições. Líder entre os SUVs / crossovers, o Peugeot 2008 (14.784) veio na sequência.
Ausente do pelotão de cima nos últimos três meses, o Peugeot 208 (14.065) voltou ao top 10. Com nova geração agradando aos consumidores do continente, o Hyundai Tucson (13.559) ficou bem próximo. Além do líder, a Tesla ainda emplacou o Model Y (8.788) à frente do ID.3 (8.262) – ou seja, a marca norte-americana respondeu pelos dois modelos elétricos mais vendidos. De volta ao top 50, o Ford Fiesta (6.563) amargou a maior queda da lista (-67%).
POS. |
MODELO |
SET.21 |
% MERCADO 2021 |
SET.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
TESLA MODEL 3 |
24.950 |
2,6% |
15.783 |
1,2% |
58,1% |
2º |
VW GOLF |
18.601 |
1,9% |
28.557 |
2,2% |
-34,9% |
3º |
RENAULT CLIO |
17.985 |
1,8% |
23.657 |
1,8% |
-24,0% |
4º |
DACIA SANDERO |
17.380 |
1,8% |
19.600 |
1,5% |
-11,3% |
5º |
FIAT 500 |
17.067 |
1,8% |
16.868 |
1,3% |
1,2% |
6º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
16.202 |
1,7% |
25.971 |
2,0% |
-37,6% |
7º |
PEUGEOT 2008 |
14.784 |
1,5% |
17.719 |
1,4% |
-16,6% |
8º |
RENAULT CAPTUR |
14.464 |
1,5% |
21.435 |
1,6% |
-32,5% |
9º |
TOYOTA YARIS |
14.171 |
1,5% |
17.093 |
1,3% |
-17,1% |
10º |
PEUGEOT 208 |
14.065 |
1,4% |
20.013 |
1,5% |
-29,7% |
11º |
HYUNDAI TUCSON |
13.559 |
1,4% |
9.968 |
0,8% |
36,0% |
12º |
CITROËN C3 |
13.426 |
1,4% |
15.444 |
1,2% |
-13,1% |
13º |
VW POLO |
12.591 |
1,3% |
18.590 |
1,4% |
-32,3% |
14º |
TOYOTA COROLLA |
12.010 |
1,2% |
16.157 |
1,2% |
-25,7% |
15º |
DACIA DUSTER |
11.949 |
1,2% |
14.949 |
1,1% |
-20,1% |
16º |
BMW SÉRIE 3 |
11.367 |
1,2% |
9.151 |
0,7% |
24,2% |
17º |
NISSAN QASHQAI |
10.956 |
1,1% |
16.909 |
1,3% |
-35,2% |
18º |
FORD PUMA |
10.909 |
1,1% |
17.922 |
1,4% |
-39,1% |
19º |
HYUNDAI KONA |
10.800 |
1,1% |
15.511 |
1,2% |
-30,4% |
20º |
FORD FOCUS |
10.727 |
1,1% |
17.173 |
1,3% |
-37,5% |
21º |
VW T-ROC |
10.361 |
1,1% |
11.113 |
0,9% |
-6,8% |
22º |
KIA NIRO |
10.285 |
1,1% |
11.111 |
0,9% |
-7,4% |
23º |
OPEL MOKKA |
9.726 |
1,0% |
6 |
0,0% |
162000,0% |
24º |
VW TIGUAN |
9.522 |
1,0% |
15.949 |
1,2% |
-40,3% |
25º |
VW T-CROSS |
9.434 |
1,0% |
10.593 |
0,8% |
-10,9% |
26º |
TOYOTA RAV4 |
9.143 |
0,9% |
10.428 |
0,8% |
-12,3% |
27º |
PEUGEOT 3008 |
8.950 |
0,9% |
12.689 |
1,0% |
-29,5% |
28º |
TESLA MODEL Y |
8.788 |
0,9% |
49 |
0,0% |
17834,7% |
29º |
FIAT PANDA |
8.744 |
0,9% |
17.073 |
1,3% |
-48,8% |
30º |
KIA SPORTAGE |
8.654 |
0,9% |
8.227 |
0,6% |
5,2% |
31º |
BMW X3 |
8.470 |
0,9% |
6.955 |
0,5% |
21,8% |
32º |
SEAT LEON |
8.278 |
0,9% |
13.093 |
1,0% |
-36,8% |
33º |
VW ID.3 |
8.262 |
0,8% |
8.539 |
0,7% |
-3,2% |
34º |
KIA CEED |
8.247 |
0,8% |
7.270 |
0,6% |
13,4% |
35º |
MINI |
8.060 |
0,8% |
13.740 |
1,1% |
-41,3% |
36º |
TOYOTA AYGO |
8.018 |
0,8% |
12.052 |
0,9% |
-33,5% |
37º |
VOLVO XC40 |
7.965 |
0,8% |
13.161 |
1,0% |
-39,5% |
38º |
SKODA FABIA |
7.919 |
0,8% |
9.930 |
0,8% |
-20,3% |
39º |
TOYOTA C-HR |
7.891 |
0,8% |
12.167 |
0,9% |
-35,1% |
40º |
AUDI Q3 |
7.869 |
0,8% |
9.570 |
0,7% |
-17,8% |
41º |
FORD KUGA |
7.769 |
0,8% |
12.471 |
1,0% |
-37,7% |
42º |
SKODA OCTAVIA |
7.452 |
0,8% |
17.972 |
1,4% |
-58,5% |
43º |
MERCEDES CLASSE A |
7.386 |
0,8% |
20.425 |
1,6% |
-63,8% |
44º |
NISSAN JUKE |
7.238 |
0,7% |
8.528 |
0,7% |
-15,1% |
45º |
KIA PICANTO |
7.059 |
0,7% |
6.146 |
0,5% |
14,9% |
46º |
RENAULT ZOE |
6.820 |
0,7% |
11.043 |
0,8% |
-38,2% |
47º |
SUZUKI SWIFT |
6.810 |
0,7% |
7.516 |
0,6% |
-9,4% |
48º |
AUDI Q5 |
6.751 |
0,7% |
6.705 |
0,5% |
0,7% |
49º |
FORD FIESTA |
6.563 |
0,7% |
19.861 |
1,5% |
-67,0% |
50º |
BMW SÉRIE 1 |
6.512 |
0,7% |
12.206 |
0,9% |
-46,6% |
Fontes: JATO / ACEA / Autonews Europe / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Volkswagen Golf atual pode seguir em linha por mais 10 anos