Em mais um mês de retração em função da crise dos semicondutores, a Alemanha encerrou o mês de setembro com um déficit de quase 70 mil veículos novos em relação ao mesmo período de 2020. Segundo a KBA, entidade que representa os revendedores no maior mercado europeu, foram comercializadas 196.972 unidades, uma queda de quase 26% O acumulado, de 2.017.561 unidades, agora também é negativo (-1,2%).
Com o menor market share em um ano (15,7%), a líder Volkswagen (31.002) recuou pouco mais de 23%. Atrás da BMW (16.487), a Mercedes (13.734) amargou uma queda de quase 50% - menor, apenas, do que a retração da Ford (9.104, -51,3%). Com 7.903 unidades, a Tesla conquistou sua primeira participação no top 10 local.
POS. |
MARCA |
SET.21 |
% MERCADO 2021 |
SET.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VW |
31.002 |
15,7% |
40.398 |
15,2% |
-23,3% |
2º |
BMW |
16.487 |
8,4% |
20.267 |
7,6% |
-18,7% |
3º |
MERCEDES-BENZ |
13.734 |
7,0% |
27.360 |
10,3% |
-49,8% |
4º |
OPEL |
13.222 |
6,7% |
13.388 |
5,0% |
-1,2% |
5º |
HYUNDAI |
10.359 |
5,3% |
11.744 |
4,4% |
-11,8% |
6º |
AUDI |
9.934 |
5,0% |
16.247 |
6,1% |
-38,9% |
7º |
SKODA |
9.536 |
4,8% |
18.152 |
6,8% |
-47,5% |
8º |
FORD |
9.104 |
4,6% |
18.696 |
7,0% |
-51,3% |
9º |
RENAULT |
8.082 |
4,1% |
12.115 |
4,6% |
-33,3% |
10º |
TESLA |
7.903 |
4,0% |
3.065 |
1,2% |
157,8% |
11º |
SEAT |
7.846 |
4,0% |
11.717 |
4,4% |
-33,0% |
12º |
TOYOTA |
7.394 |
3,8% |
7.796 |
2,9% |
-5,2% |
13º |
KIA |
6.315 |
3,2% |
6.899 |
2,6% |
-8,5% |
14º |
FIAT |
6.205 |
3,2% |
9.037 |
3,4% |
-31,3% |
15º |
MAZDA |
4.417 |
2,2% |
4.779 |
1,8% |
-7,6% |
16º |
SUZUKI |
4.299 |
2,2% |
2.866 |
1,1% |
50,0% |
17º |
MITSUBISHI |
3.593 |
1,8% |
3.518 |
1,3% |
2,1% |
18º |
DACIA |
2.978 |
1,5% |
3.745 |
1,4% |
-20,5% |
19º |
CITROËN |
2.783 |
1,4% |
4.512 |
1,7% |
-38,3% |
20º |
PEUGEOT |
2.668 |
1,4% |
5.247 |
2,0% |
-49,2% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
TOTAL |
196.972 |
100,0% |
265.227 |
100,0% |
-25,7% |
|
ACUMULADO |
2.017.561 |
100,0% |
2.041.831 |
100,0% |
-1,2% |
E veio exatamente da marca norte-americana o grande destaque do mês passado. Com 6.828 unidades, apenas 58 a menos do que o líder VW Golf (6.886) – este último em queda superior a 40% -, o Model 3 conquistou uma inédita 2ª posição. Atrás do Opel Corsa (4.205), o Fiat 500 (3.211) jamais havia registrado um posicionamento tão bom no mercado alemão.
Sexto colocado, o VW T-Roc (2.855) foi novamente o SUV preferido por lá. O VW Up, com 2.853 unidades, completou nove meses consecutivos no top 10. Por pouco, aliás, o menor dos Volkswagen não perdeu a 7ª posição para um Hyundai Kona (2.826) em sua 1ª presença no pelotão de cima em 2021. Já o Opel Mokka (2.789) fez sua estreia no top 10, de acordo com o Best Selling Cars Blog.
Em alta de 52%, o VW ID.3 (2.694), principal aposta da marca entre os elétricos, foi o 11º colocado. O Toyota Corolla, com 2.318 unidades, cresceu quase 83% e assegurou presença no top 20, que não contou com nenhum Mercedes ou Audi. Um dos modelos mais vendidos no continente europeu, o Skoda Octavia (1.739) teve a maior perda nos últimos doze meses (-67,4%). Após quatro meses ausente do top 50, o Ford Focus (2.173) reapareceu em 21º.
POS. |
MODELO |
SET.21 |
% MERCADO 2021 |
SET.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VW GOLF |
6.886 |
3,5% |
11.681 |
4,4% |
-41,0% |
2º |
TESLA MODEL 3 |
6.828 |
3,5% |
2.776 |
1,0% |
146,0% |
3º |
OPEL CORSA |
4.205 |
2,1% |
6.146 |
2,3% |
-31,6% |
4º |
FIAT 500 |
3.211 |
1,6% |
4.585 |
1,7% |
-30,0% |
5º |
BMW SÉRIE 3 |
3.057 |
1,6% |
2.625 |
1,0% |
16,5% |
6º |
VW T-ROC |
2.855 |
1,4% |
3.388 |
1,3% |
-15,7% |
7º |
VW UP |
2.853 |
1,4% |
2.275 |
0,9% |
25,4% |
8º |
HYUNDAI KONA |
2.826 |
1,4% |
3.116 |
1,2% |
-9,3% |
9º |
OPEL MOKKA |
2.789 |
1,4% |
- |
- |
- |
10º |
VW TIGUAN |
2.766 |
1,4% |
4.135 |
1,6% |
-33,1% |
11º |
VW ID.3 |
2.694 |
1,4% |
1.771 |
0,7% |
52,1% |
12º |
MINI |
2.627 |
1,3% |
4.780 |
1,8% |
-45,0% |
13º |
OPEL ASTRA |
2.599 |
1,3% |
2.690 |
1,0% |
-3,4% |
14º |
VW T-CROSS |
2.545 |
1,3% |
1.612 |
0,6% |
57,9% |
15º |
KIA CEED |
2.516 |
1,3% |
2.643 |
1,0% |
-4,8% |
16º |
FIAT DUCATO |
2.475 |
1,3% |
3.261 |
1,2% |
-24,1% |
17º |
SEAT LEON |
2.448 |
1,2% |
5.062 |
1,9% |
-51,6% |
18º |
VW POLO |
2.444 |
1,2% |
2.907 |
1,1% |
-15,9% |
19º |
MITSUBISHI MIRAGE |
2.427 |
1,2% |
1.536 |
0,6% |
58,0% |
20º |
TOYOTA COROLLA |
2.318 |
1,2% |
1.269 |
0,5% |
82,7% |
21º |
FORD FOCUS |
2.173 |
1,1% |
4.240 |
1,6% |
-48,8% |
22º |
MERCEDES GLC |
2.105 |
1,1% |
4.327 |
1,6% |
-51,4% |
23º |
BMW X3 |
2.047 |
1,0% |
2.434 |
0,9% |
-15,9% |
24º |
SKODA ENYAQ |
2.027 |
1,0% |
0 |
- |
- |
25º |
VW PASSAT |
1.923 |
1,0% |
5.443 |
2,1% |
-64,7% |
26º |
BMW SÉRIE 5 |
1.917 |
1,0% |
2.731 |
1,0% |
-29,8% |
27º |
AUDI Q3 |
1.908 |
1,0% |
2.006 |
0,8% |
-4,9% |
28º |
VW TRANSPORTER |
1.891 |
1,0% |
2.133 |
0,8% |
-11,3% |
29º |
SEAT FORMENTOR |
1.861 |
0,9% |
0 |
- |
- |
30º |
BMW X1 |
1.826 |
0,9% |
1.465 |
0,6% |
24,6% |
31º |
TOYOTA YARIS |
1.803 |
0,9% |
2.328 |
0,9% |
-22,6% |
32º |
AUDI Q5 |
1.741 |
0,9% |
2.237 |
0,8% |
-22,2% |
33º |
SKODA OCTAVIA |
1.739 |
0,9% |
5.333 |
2,0% |
-67,4% |
34º |
HYUNDAI TUCSON |
1.730 |
0,9% |
1.379 |
0,5% |
25,5% |
35º |
SUZUKI IGNIS |
1.651 |
0,8% |
969 |
0,4% |
70,4% |
36º |
MERCEDES GLE |
1.648 |
0,8% |
1.591 |
0,6% |
3,6% |
37º |
SUZUKI SWIFT |
1.646 |
0,8% |
777 |
0,3% |
111,8% |
38º |
SKODA FABIA |
1.601 |
0,8% |
2.234 |
0,8% |
-28,3% |
39º |
SMART FORTWO |
1.599 |
0,8% |
1.229 |
0,5% |
30,1% |
40º |
RENAULT ZOE |
1.536 |
0,8% |
3.603 |
1,4% |
-57,4% |
41º |
DACIA SANDERO |
1.518 |
0,8% |
1.167 |
0,4% |
30,1% |
42º |
FORD PUMA |
1.512 |
0,8% |
2.295 |
0,9% |
-34,1% |
43º |
MERCEDES CLA |
1.499 |
0,8% |
2.002 |
0,8% |
-25,1% |
44º |
RENAULT CAPTUR |
1.486 |
0,8% |
2.539 |
1,0% |
-41,5% |
45º |
MERCEDES CLASSE V |
1.478 |
0,8% |
1.425 |
0,5% |
3,7% |
46º |
BMW SÉRIE 1 |
1.461 |
0,7% |
3.033 |
1,1% |
-51,8% |
47º |
RENAULT CLIO |
1.452 |
0,7% |
2.018 |
0,8% |
-28,0% |
48º |
FORD KUGA |
1.394 |
0,7% |
3.706 |
1,4% |
-62,4% |
49º |
OPEL CROSSLAND X |
1.311 |
0,7% |
2.022 |
0,8% |
-35,2% |
50º |
MERCEDES CLASSE E |
1.303 |
0,7% |
3.394 |
1,3% |
-61,6% |
Observação: Números de setembro/20 indisponíveis para o Opel Mokka.
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen Golf atual pode seguir em linha por mais 10 anos