Quando o Chevrolet Corvette C8 foi revelado em 2019, impressionou muito por seus números de desempenho. Com a versão "básica" Stingray chegando a 100 km/h em menos de 3 segundos, já era difícil imaginar que o esportivo teria uma versão ainda mais rápida. Ainda assim, a marca deu um passo adiante com o Corvette de motor central com o novo Z06. Na verdade, não foi um passo, mas sim um pulo enorme.
Como você iria descrever 680 cv a 8.400 rpm? É isso que o motor LT6 V8 produz, que a Chevrolet diz ser o V8 aspirado mais potente já usado em um carro de produção. Este 5.5 é feito totalmente de alumínio com um cárter seco, virabrequim plano e chegando a 8.600 rpm (apenas 200 rpm mais do que o modelo anterior). Mesmo o torque máximo de 63,5 kgfm tem um pico elevado de 6.300 rpm. Este motor foi feito para girar como nada visto antes em um Corvette, com exceção do C8.R de corrida, que serviu de base para esta versão. E faz com que acelere até 96 km/h em 2,6 segundos.
Como você pode imaginar, adicionar tanta força requer mais ar para ajudar na refrigeração. O Chevrolet Corvette Z06 tem uma frente diferente, aumentando a ventilação canalizada para o motor central. É 9 centímetros mais largo para melhorar o equilíbrio e dirigibilidade, além de permitir mais ar passando pelas entradas laterais. Na traseira, o para-choque traz quatro saídas redondas do escapamento no centro, onde os engenheiros gastaram dois anos para garantir que o Corvette terá um som único.
A suspensão recebeu uma calibração específica para esta versão, mantendo os braços sobrepostos na dianteira e na traseira, além de uma série de modos de condução que ajustam o conjunto para o uso nas pistas ou nas ruas. Os freios foram melhorados para discos Brembos de seis pistões na frente, com rotores de 37 mm, enquanto os traseiros são levemente maiores com rotores de 38 mm. Como opcional, é possível trocar tudo por freios de carbono-cerâmica de 39,8 mm na frente e 39,1 mm na traseira. É naturalmente bem rígido, tanto que a Chevrolet oferece uma versão conversível com capota dura sem precisar de reforços.
Falando aerodinamicamente, o Z06 vem com um difusor dianteiro e uma asa traseira modesta e com um flap fixo que a Chevrolet descreve como uma aba pequena na ponta do spoiler. Ela aumenta o downforce, mas suspeitamos que quem quiser uma aerodinâmica mais eficiente irá optar pelo pacote de fibra de carbono, deixando o Z06 mais próximo do carro de corrida. Ele inclui um difusor dianteiro maior, uma asa maior (como aparecia nos flagras) e outros elementos de design.
Ou, se quiser a versão definitiva, pode encomendar o esportivo com o pacote Z07 Performance e receber todas essas melhorias e mais um pouco. Este opcional adiciona a suspensão FE7 com Magnetic Ride Control 4.0, fazendo ajustes em milisegundos de acordo com as condições da pista. Também recebe os pneus Michelin Sport Cup 2 R ZP feitos especialmente para o Z06 e que podem ser usados em uma série de opções de rodas, incluindo de fibra de carbono.
Apesar de já revelar o carro, a Chevrolet não dá muito mais informações no momento. Sabemos que terá uma transmissão automatizada de dupla embreagem e 8 marchas, com a última marcha mais curta, e que acelera de 0 a 96 km/h (60 mi/h) em 2,6 segundos. Porém, a empresa não diz qual a sua velocidade máxima, embora acreditamos que possa chegar aos 320 km/h.
Com todos os problemas de produção pela falta de componentes, principalmente semicondutores, o novo Chevrolet Corvette Z06 só começará a ser montado a partir de dezembro - isso se não acabar atrasando. Os preços só serão divulgados quando estiver perto de chegar às concessionárias.
2023 Chevrolet Corvette Z06
Fonte: Chevrolet
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