Quando o assunto é mercado automotivo, hoje ninguém faz frente ao gigantismo da China. Nem mesmo assim o país escapa da crise global de semicondutores. Segundo a CAAM (entidade responsável pelos números oficiais), em setembro foram vendidos quase 2,07 milhões de veículos novos, 19,4% a menos do que há um ano. Na comparação com setembro de 2019, antes do início da pandemia, a retração foi de 9,1%.
O acumulado do ano, de pouco mais de 18,6 milhões de unidades, ainda é 8,8% melhor do que o registrado em 2020. A Volkswagen (176.757 unidades), assegurou mais de 40 mil unidades de vantagem sobre a Honda (136.580), que superou a rival Toyota (93.468) por boa margem. Sexta, a local BYD (79.037) teve seu melhor posicionamento em quase uma década, segundo o Best Selling Cars Blog. Com a maior evolução do ranking (+394%), a Tesla (56.006) se aproximou do top 10.
POS. |
MARCA |
SET.21 |
% PART. 2021 |
SET.20 |
% PART. 2020 |
VAR. 2021/2020 |
1º |
VW |
176.757 |
8,6% |
291.677 |
11,4% |
-39,4% |
2º |
HONDA |
136.580 |
6,6% |
181.614 |
7,1% |
-24,8% |
3º |
TOYOTA |
93.468 |
4,5% |
174.782 |
6,8% |
-46,5% |
4º |
GEELY |
84.500 |
4,1% |
106.000 |
4,1% |
-20,3% |
5º |
BUICK |
84.257 |
4,1% |
98.722 |
3,8% |
-14,7% |
6º |
BYD |
79.037 |
3,8% |
40.905 |
1,6% |
93,2% |
7º |
NISSAN |
75.488 |
3,7% |
119.035 |
4,6% |
-36,6% |
8º |
CHANGAN |
75.340 |
3,6% |
91.287 |
3,6% |
-17,5% |
9º |
WULING |
74.748 |
3,6% |
48.854 |
1,9% |
53,0% |
10º |
CHERY |
58.074 |
2,8% |
48.136 |
1,9% |
20,6% |
11º |
TESLA |
56.006 |
2,7% |
11.329 |
0,4% |
394,4% |
12º |
HAVAL |
54.561 |
2,6% |
79.120 |
3,1% |
-31,0% |
13º |
BMW |
51.557 |
2,5% |
56.329 |
2,2% |
-8,5% |
14º |
MG |
45.714 |
2,2% |
27.098 |
1,1% |
68,7% |
15º |
DONGFENG |
43.514 |
2,1% |
26.227 |
1,0% |
65,9% |
16º |
ROEWE |
37.259 |
1,8% |
37.766 |
1,5% |
-1,3% |
17º |
GAC |
36.514 |
1,8% |
38.547 |
1,5% |
-5,3% |
18º |
BAOJUN |
35.674 |
1,7% |
58.060 |
2,3% |
-38,6% |
19º |
MERCEDES-BENZ |
31.399 |
1,5% |
76.288 |
3,0% |
-58,8% |
20º |
AUDI |
28.742 |
1,4% |
72.298 |
2,8% |
-60,2% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
2.067.000 |
100,0% |
2.565.000 |
100,0% |
-19,4% |
|
ACUMULADO |
18.623.000 |
100,0% |
17.116.000 |
100,0% |
8,8% |
Na disputa entre os modelos, tivemos um líder diferente pelo 2º mês seguido. Se em agosto o destaque havia sido o elétrico Wulling Hongguang Mini EV (35.176), a posição de honra – pela 1ª vez - agora coube ao sedã Buick Excelle Yinlang (37.739). Mais vendido no acumulado de 2021, o Nissan Sylphy (34.111), nomenclatura local do Sentra, completou o pódio. Na China, mesmo as versões mais completas de séries especiais do Mini EV, feito pela parceira chinesa da General Motors, não passam de 43.600 yuans, ou cerca de R$ 35.400.
O bom desempenho da Tesla se refletiu no ranking, com dois representantes no top 10: Model Y (33.544 unidades) em 4º e o Model 3 (22.462) em 8º. Versão chinesa do nosso Taos, o VW Tharu (20.836) ficou bem próximo do top 10. Em alta próxima dos 60%, o luxuoso BMW Série 5 L (17.307) garantiu a 15ª colocação. A marca bávara, aliás, ficou bem à frente das rivais Mercedes e Audi no mês passado.
Com o Civic (14.679) em 25º, bem à frente do Toyota Corolla (11.160, 44º), a Honda emplacou sete modelos no top 50, mesmo número registrado pela líder VW. Em baixa no Brasil, o Chery Arrizo 5 emplacou mais de 11 mil unidades por lá. Campeão de vendas em nosso mercado no mês passado, o Hyundai HB20 (7.147) teria números suficientes para colocá-lo apenas numa modestíssima 85ª posição.
POS. |
MODELO |
SET.21 |
% PART. 2021 |
SET.20 |
% PART. 2020 |
VAR. 2021/2020 |
1º |
BUICK EXCELLE YINLANG |
37.739 |
1,8% |
31.836 |
1,2% |
18,5% |
2º |
WULING HONGGUANG MINI EV |
35.176 |
1,7% |
20.150 |
0,8% |
74,6% |
3º |
NISSAN SYLPHY |
34.111 |
1,7% |
58.960 |
2,3% |
-42,1% |
4º |
TESLA MODEL Y |
33.544 |
1,6% |
0 |
0,0% |
- |
5º |
VW LAVIDA |
32.597 |
1,6% |
39.638 |
1,5% |
-17,8% |
6º |
HAVAL H6 |
25.410 |
1,2% |
40.475 |
1,6% |
-37,2% |
7º |
BYD QIN PLUS |
23.560 |
1,1% |
0 |
0,0% |
- |
8º |
TESLA MODEL3 |
22.462 |
1,1% |
11.329 |
0,4% |
98,3% |
9º |
VW TIGUAN L |
22.157 |
1,1% |
18.295 |
0,7% |
21,1% |
10º |
BYD SONG |
21.414 |
1,0% |
14.251 |
0,6% |
50,3% |
11º |
VW THARU |
20.836 |
1,0% |
19.168 |
0,7% |
8,7% |
12º |
HONDA ACCORD |
19.907 |
1,0% |
22.563 |
0,9% |
-11,8% |
13º |
WULING HONGGUANG |
18.689 |
0,9% |
28.704 |
1,1% |
-34,9% |
14º |
VW BORA |
17.497 |
0,8% |
38.369 |
1,5% |
-54,4% |
15º |
BMW SÉRIE 5 L |
17.307 |
0,8% |
11.027 |
0,4% |
57,0% |
16º |
GEELY BOYUE |
17.008 |
0,8% |
20.925 |
0,8% |
-18,7% |
17º |
GEELY EMGRAND |
16.932 |
0,8% |
20.325 |
0,8% |
-16,7% |
18º |
NISSAN QASHQAI |
16.307 |
0,8% |
14.842 |
0,6% |
9,9% |
19º |
ROEWE I5 |
16.048 |
0,8% |
9.617 |
0,4% |
66,9% |
20º |
CHANGAN CS75 |
15.798 |
0,8% |
25.724 |
1,0% |
-38,6% |
21º |
HONDA CR-V |
15.383 |
0,7% |
29.388 |
1,1% |
-47,7% |
22º |
BUICK ENVISION |
15.214 |
0,7% |
15.656 |
0,6% |
-2,8% |
23º |
NISSAN TEANA |
15.176 |
0,7% |
13.050 |
0,5% |
16,3% |
24º |
MG ZS |
14.900 |
0,7% |
9.756 |
0,4% |
52,7% |
25º |
HONDA CIVIC |
14.679 |
0,7% |
24.739 |
1,0% |
-40,7% |
26º |
BAOJUN 530 |
14.597 |
0,7% |
18.962 |
0,7% |
-23,0% |
27º |
TOYOTA CAMRY |
14.244 |
0,7% |
18.375 |
0,7% |
-22,5% |
28º |
HONDA VEZEL |
13.893 |
0,7% |
16.263 |
0,6% |
-14,6% |
29º |
VW SAGITAR |
13.839 |
0,7% |
33.219 |
1,3% |
-58,3% |
30º |
VW PASSAT |
13.424 |
0,6% |
20.437 |
0,8% |
-34,3% |
31º |
HONDA FIT |
13.355 |
0,6% |
12.638 |
0,5% |
5,7% |
32º |
CHANGAN EADO |
13.271 |
0,6% |
18.481 |
0,7% |
-28,2% |
33º |
HONDA BREEZE |
13.261 |
0,6% |
15.316 |
0,6% |
-13,4% |
34º |
GEELY BINYUE |
13.199 |
0,6% |
11.369 |
0,4% |
16,1% |
35º |
HONDA XR-V |
13.087 |
0,6% |
20.240 |
0,8% |
-35,3% |
36º |
COS X5 |
12.612 |
0,6% |
80 |
0,0% |
15665,0% |
37º |
BUICK GL8 |
12.472 |
0,6% |
16.825 |
0,7% |
-25,9% |
38º |
MAZDA3 AXELA |
11.998 |
0,6% |
8.899 |
0,3% |
34,8% |
39º |
MG 5 |
11.651 |
0,6% |
4.115 |
0,2% |
183,1% |
40º |
TOYOTA LEVIN |
11.542 |
0,6% |
26.313 |
1,0% |
-56,1% |
41º |
CHERY TIGGO 8 |
11.373 |
0,6% |
12.768 |
0,5% |
-10,9% |
42º |
CHERY ARRIZO 5/5E |
11.277 |
0,5% |
100 |
0,0% |
11177,0% |
43º |
VW SANTANA |
11.259 |
0,5% |
20.240 |
0,8% |
-44,4% |
44º |
TOYOTA COROLLA |
11.160 |
0,5% |
40.020 |
1,6% |
-72,1% |
45º |
TOYOTA RAV4 |
10.743 |
0,5% |
18.411 |
0,7% |
-41,6% |
46º |
CHANGAN CS55 |
10.570 |
0,5% |
12.951 |
0,5% |
-18,4% |
47º |
BMW X3 |
10.394 |
0,5% |
16.068 |
0,6% |
-35,3% |
48º |
MG HS |
10.272 |
0,5% |
3.827 |
0,1% |
168,4% |
49º |
BYD HAN |
10.248 |
0,5% |
5.612 |
0,2% |
82,6% |
50º |
DONGFENG FENGSHEN D53 |
10.207 |
0,5% |
3.051 |
0,1% |
234,5% |
Fonte: CarSalesBase, Best Selling Cars Blog, Marklines
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela