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Pirelli lança pneu que conserta furo sozinho com carro andando

Nova tecnologia inclui material vedante que sela furos de até 4 milímetros no pneu

Pneu autovedante - Pirelli Seal Inside (1)

A Pirelli lançou na última quinta-feira (21) sua nova linha de pneus Cinturato P7, Scorpion e Scorpion HT. No entanto, o destaque do dia foi a nova tecnologia apresentada pela empresa, que permite o carro rodar mesmo com o pneu furado graças a um material vedante que “lacra” o pneu quando a borracha é perfurada. Toda a nova gama de pneus foi apresentada no Circuito Panamericano em Elias Fausto (SP), complexo de testes da empresa de pneus.

Batizado de Seal Inside, a tecnologia que veda o pneu em caso de furos estará disponível para a gama atual de pneus da Pirelli, abrangendo medidas de pneus com aros de 16 a 19 polegadas. Ela funciona diferente de um pneu run flat, que pode rodar vazio por ter a carcaça do pneu mais resistente. A empresa diz que a tecnologia custa de 10 a 15% a mais que um pneu comum da linha Cinturato P7 e Scorpion.

Pneu autovedante - Pirelli Seal Inside (2)
Pneu com a tecnologia Seal Inside
Pneu autovedante - Pirelli Seal Inside (1)
Camada seladora representada pela parte vermelha

O Seal Inside consiste em uma massa vedante, que funciona de duas maneiras: Quando o pneu é perfurado por um prego, por exemplo, a massa vedante acaba envolvendo o objeto cortante – assim “lacra” o pneu por dentro e evita que ele perda pressão. Porém quando o objeto que furou o pneu sai da região perfurada, o material vedante preenche esse espaço e evita a perda de pressão no pneu.

A Pirelli reforça que isso só funciona para preencher furos de até 4 milímetros de diâmetro no pneu. Com isso, mesmo com o pneu furado, o motorista pode continuar rodando com o veículo sem ter que parar para trocar o pneu ou mesmo fazer o reparo. Em uma demonstração prática no Circuito Panamericano, um carro passou sobre uma placa preta com diversos pregos e, mesmo assim, continuou rodando e os pneus não ficaram murchos. Quando o veículo parou, constatou-se que a pressão do pneu era a mesma antes de ser perfurado.

Pneu Pirelli Cinturato P7 (2)
Pneu Pirelli Cinturato P7
Pneu Pirelli Cinturato P7 (1)
Pneu Pirelli Cinturato P7

A Pirelli ainda diz que o pneu com a tecnologia Seal Inside não é restrito a um aro exclusivo, pois o componente estará disponível em 20 medidas diferentes. Além disso, a empresa garante que o sistema de monitoramento de pressão dos pneus não é obrigatório, embora aponte que seja aconselhável o veículo contar com esse dispositivo. O pneu com a tecnologia de vedação contará com o serviço de proteção TyreLife, programa que substitui o composto em casos de danos acidentais e irreparáveis, com prazo cobertura de 6 meses - podendo ser ampliado por mais seis.

Novos pneus

Além da demonstração da tecnologia Seal Inside, a empresa mostrou também os novos pneus da linha Cinturato P7, Scorpion e Scorpion HT. O Cinturato P7 é a evolução da linha Cinturato, que segundo a empresa melhora a dirigibilidade em piso seco em relação ao antecessor. Além disso, o composto voltado a carros de passeio também tem melhor desempenho em piso molhado, principalmente em situações de aquaplanagem e frenagem. A resistência ao rolamento também evoluiu, segundo a fabricante, o que ajuda a reduzir o consumo de combustível em 4%. As medidas disponíveis vão do aro 16” ao 18”.

Pneu Scorpion (3)
Pneu Scorpion
Pneu Scorpion HT (1)
Pneu Scorpion HT

A linha de pneus Scorpion é voltada aos SUVs urbanos, que segundo a Pirelli traz estrutura para suportar o maior peso de um SUV em relação a um carro de passeio. A empresa diz ainda que a gama tem novos materiais e compostos na banda de rodagem, assim aumentando sua vida útil. Essa linha tem pneus com tamanhos que vão do aro 16” ao 19”.

Por fim, há também o Scorpion HT, pneu de uso misto da empresa voltado a SUVs e picapes que também rodam em pavimentos off-road. Como um pneu voltado ao uso misto, ele tem capacidade de ser usado no asfalto e estradas de terra, com configuração sendo 70% asfalto e 30% fora de estrada. A banda de rodagem tem blocos que favorecem a autolimpeza, deixando os sulcos sempre limpos, o que garante a capacidade de tração no off-road.

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