Atualmente composta pelos modelos Corolla, Corolla Cross e RAV4, o portfólio de veículos eletrificados da Toyota no Brasil deverá crescer consideravelmente nos próximos anos. Em entrevista recente concedida ao AutoIndústria, Masahiro Inoue, presidente para América do Sul e Caribe, afirmou que toda gama brasileira da marca será eletrificada. Paulatinamente, disse o executivo, todos os veículos terão algum nível de eletrificação.
De acordo com o executivo, o objetivo será alcançado dentro de aproximadamente 6 anos, seguindo o ritmo de renovação de cada modelo. Dessa forma, todos os novos veículos lançados daqui em diante já terão pelo menos uma versão eletrificada disponível. Conjuntos híbridos serão a aposta, especialmente associados com a tecnologia flex. Inoue acredita ser a melhor opção para o mercado brasileiro, tendo em vista o fator ambiental e os custos envolvidos.
Os modelos Corolla e Corolla Cross já adotam conjuntos do tipo, na forma do motor 1.8 flex associado a dois propulsores elétricos. O próximo produto a ser fabricado localmente também utilizará a mesma solução, conforme já antecipado pela empresa. Estreará em 2022, mas ainda não teve identidade revelada.
Rumores indicam que será um SUV compacto pensado para ficar abaixo do Corolla Cross e concorrer no disputado segmento de crossovers de entrada. Há planos também para oferta de versões híbridas da Hilux e do SW4. As novas variantes serão ofertadas nas próximas gerações dos dois modelos, que têm estreia aguardada para 2024.
Além disso, Inoue deixa claro que outras opções também estão na mesa e podem chegar por aqui na sequência dos híbridos. É o caso veículos totalmente elétricos, os chamados BEVs, e os híbridos plugáveis, os PHEV. “A Toyota Motor Company tem várias tecnologias na prateleira”, afirma.
Fonte: AutoIndústria
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'