A SsangYong é uma fabricante que segue enfrentando grandes problemas financeiros. Após entrar em concordata por não conseguir pagar suas dívidas, a marca sul-coreana vê uma luz no fim do túnel com a proposta de compra por parte de uma startup de veículos elétricos.
De acordo com o Nikkei Asia, a SsangYong nomeou a Edison Motors como a licitante preferencial no processo de venda da empresa. O negócio valeria cerca de US$ 260 milhões (R$ 1,47 bilhão), segundo algumas fontes da publicação. A SsangYong e a Edison Motors devem finalizar e assinar a documentação para a venda por volta do final de novembro.
A Edison foi criada em 2015 e é conhecida por desenvolver e fabricar ônibus elétricos e caminhões. O interesse na SsangYong pode ser atribuído a sua intenção de entrar no segmento de carros de passeio, com a meta de produzir um veículo elétrico na fábrica da marca sul-coreana em Pyeongtaek.
Não é difícil entender por que a SsangYong está sendo vendida por um valor considerado muito baixo para uma fabricante automotiva. Lançada em 1986, a quarta maior marca de carros da Coreia do Sul ficou famosa em 1991, quando fez uma parceria com a Daimler para usar os motores da Mercedes-Benz em seus veículos, principalmente os propulsores a diesel.
Em 1997, a Daewoo comprou ações o suficiente para assumir o controle da SsangYong. Não durou muito e a Daewoo logo vendeu toda a participação. Em 2004, foi a vez da chinesa SAIC comprar 51% da marca coreana, o que não ajudou muito, pois a empresa divulgou um prejuízo de US$ 75,42 milhões (R$ 410 milhões) em 2009, fazendo com que entrasse em concordada pela primeira vez.
Procurando um comprador, a SsangYong acabou vendida para a Mahindra & Mahindra em 2011, quando a empresa indiana pagou US$ 463,6 milhões (R$ 26,2 bilhões) - ou seja, agora está revendendo a marca por pouco mais da metade do que desembolsou. Por um tempo, até pareceu que a Mahindra conseguiria fazer a SsangYong se reerguer, mas logo começou a acumular prejuízos e entrou em concordada novamente.
Ainda assim, parece que a empresa continuará lutando até o final. A SsangYong mostrou o conceito X200, que ficou famoso por parecer muito com o Jeep Renegade e ainda promete investir em elétricos. Esta resiliência aparece até mesmo no Brasil. A marca voltou ao país em 2017, pelas mãos da Venko Motors e com uma operação pequena. Desde então, acabou adiantado o lançamento de novos modelos e, atualmente, aparenta estar no limbo - o site oficial até está fora do ar.
Procurada por Motor1.com, a Venko Motors afirma que "As importações [da SsangYong] estão em standy-by por conta da volatilidade cambial e pandemia, e será retomada após a estabilização do cenário econômico no país".
Fonte: Nikkei Asia
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