page ad skin

Kawasaki detalha seu protótipo de moto híbrida

Você consegue ver a eletrificação

Kawasaki Gas-Electric Hybrid Prototype

Temos acompanhado a Kawasaki e seus planos para uma moto híbrida desde que a marca registrou patentes nesse sentido ainda em julho de 2019. Em outubro daquele ano, a empresa antecipou um vídeo do progresso, expondo a filosofia por trás do projeto. Então, uma patente de abril de 2021 revelou o novo design da bateria híbrida de 48 V que equipará a novidade.

Agora, a Kawasaki levantou as cortinas (e as carenagens) da moto, ao mesmo tempo em que se comprometeu a apresentar motos híbridas até 2025. Olhando para o chassi, a configuração do farol dianteiro e o sistema de escapamento, o protótipo parece ter sido baseado na atual Ninja 400.

A Kawasaki não confirmou isso oficialmente, mas utilizar a esportiva de entrada se alinha com as atuais limitações da tecnologia híbrida. Em automóveis, é mais fácil para os fabricantes combinar trens de força elétricos e de combustão interna. Em motocicletas, no entanto, o espaço é algo muito mais limitado. Assim, o pequeno bicilíndrico paralelo é um dos que mais deixa mais área livre.

external_image

Desde o início, a Kawasaki desenvolveu sua moto híbrida sabendo que os pilotos a utilizariam em diferentes ambientes. O motor de combustão interna é adequado para andar em estradas com a potência em rotações elevadas, enquanto o elétrico funciona melhor em trajetos urbanos por conta do torque instantâneo.

Em uma estrada sinuosa, ambos trabalhariam em conjunto para oferecer o melhor dos dois mundos. Parece que o protótipo baseado na Ninja 400 já tem uma plataforma que atenderia a tais requisitos, ao mesmo tempo em que deixa espaço para os equipamentos de eletrificação.

É claro que, com dois motores (um elétrico e um a combustão), a transmissão terá que funcionar bem com ambos. Para facilitar o processo, a Kawasaki adotou um câmbio automatizado. O novo recurso consiste em uma embreagem de acionamento eletrônico e botões para trocas em modo manual. Para alguns, 2025 pode parecer longe, mas é interessante ver o progresso do projeto da Kawasaki já em estágio adiantado. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários