Pulse ou Nivus: como o SUV da Fiat se compara ao rival da VW?
Ambos contam com motores 1.0 turbo e terão um posicionamento semelhante no mercado
Agora que o Fiat Pulse finalmente foi lançado, chegou a hora de ver como o inédito SUV da marca vai se comparar com o restante de mercado. Por sua faixa de preço, atuará entre os utilitários esportivos mas acessíveis, como Renault Duster ou Nissan Kicks. Mas a briga de verdade mesmo será com o Volkswagen Nivus.
Preparamos agora uma série de comparações entre os principais atributos, tanto do Pulse quanto do Nivus, já dando um spoiler do que deverá ser o comparativo entre os dois carros brevemente. Vocês verão aqui o que cada um dos carros entregam em termos mecânicos, de tamanho e de performance, entre outros itens. Para isso, tomamos por base as versões mais completas de cada carro.
Preço do Pulse x Nivus
Hoje, Volkswagen Nivus é oferecido em duas configurações de acabamento, com conjunto motriz único. Na versão Comfortline, o carro está saindo por a partir de R$ 105.120. Já a Highline tem preços que começam em R$ 121.890, mas podem chegar a R$ 125.255 com o acréscimo da pintura metálica bicolor.
Já o Fiat Pulse vai tentar atrair um público em uma faixa de preço menor. Ele tem 5 versões, com mais duas opções de motor e outras duas de câmbio. Com motor 1.3 aspirado e transmissão manual, o novo SUV parte de R$ 79.990. Com motor turbinado e câmbio automático, como o rival, o modelo da Fiat parte de R$ 98.990. Na versão mais completa, utilizada na comparação, os preços começam em R$ 115.990 e podem ir até R$ 118.640 com o Pack Connect////Me.
Visual
Nem o Volkswagen Nivus nem o Fiat Pulse são SUV tradicionais. O primeiro tem um visual mais assemelhado aos SUVs cupê, enquanto o segundo está mais para uma carroceria hatch. O Nivus carrega a linguagem visual da marca, com linhas que dão uma sensação maior de largura, mas sem muitos vincos marcados. Por outro lado, o Pulse aparenta ser mais agressivo, principalmente na dianteira, onde os faróis maiores e o abrigo das luzes auxiliares são mais marcantes.
Interior
Um dos pontos que o VW Nivus sempre é criticado é a sua cabine simples. Não que o modelo tenha peças de má qualidade, pelo contrário. A questão é que o SUV da alemã é espartano, com linhas simples e faz mais usos de plásticos rígidos, idêntico ao do Polo. Por outro lado, o Fiat Pulse pega algo que já é bom no Argo, que lhe emprestou a base, e acrescenta elementos mais bem acabados. Na prática, consegue se diferenciar bem mais do irmão do menor do que o Nivus.
Tamanho
Apesar de próximos em proposta e preços - dependendo da configuração, o Volkswagen Nivus leva a vantagem sobre o Fiat Pulse em praticamente todas as dimensões. Isso inclui as principais medidas, como entre-eixos e porta-malas. Confira na tabela:
COMPRIMENTO | LARGURA | ALTURA | ENTRE-EIXOS | PORTA-MALAS | |
FIAT PULSE | 4,10 m | 1,78 m | 1,58 m | 2,53 m | 370 litros |
VW NIVUS | 4,27 m | 1,76 m | 1,49 m | 2,57 m | 415 litros |
Mecânica e desempenho
O Volkswagen Nivus sempre é equipado com o motor 1.0 TSI da marca. Com ele, é capaz de entregar até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Exceto pelas versões de entrada, a Fiat oferece um propulsor muito similar: o T200. Também é um 1.0 turbo de 3 cilindros com injeção direta de combustível.
Enquanto o Nivus tem um comando variável tradicional na admissão, o Pulse usa o sistema MultiAir III, que regula a abertura e o fechamento das válvulas de admissão individualmente. Com isso, o modelo da Fiat tem uma ligeira vantagem em potência, com 130 cv no etanol, mas há empate no torque, também com 20,4 kgfm.
Ambos possuem apenas tração dianteira. Porém, diferenciam-se pelo câmbio. O Nivus é sempre automático de 6 marchas, enquanto o Pulse traz uma transmissão CVT, de relações continuamente variáveis, com simulação de 7 velocidades. Entre os dois, apenas o Fiat conta com opção de câmbio manual para a versão mais barata, equipada com o motor 1.3 Firefly aspirado.
FIAT PULSE | VW NIVUS | |
POTÊNCIA | 130 cv (E) / 125 cv (G) a 5.750 rpm | 128 cv (E) / 116 cv (G) a 5.500 rpm |
TORQUE | 20,4 kgfm a 1.700 rpm | 20,4 kgfm a 2.000 rpm |
TRANSMISSÃO | Automática do tipo CVT, 7 marchas simuladas | Automática de 6 marchas, conversor de torque |
CONSUMO URBANO (INMETRO) |
8,5 km/litro (E) / 12 km/l (G) | 7,7 km/litro (E) / 10,7 km/litro (G) |
CONSUMO RODOVIÁRIO (INMETRO) |
10,2 km/litro (E) / 14,6 km/litro (G) | 9,4 km/litro (E) / 13,2 km/litro (G) |
ACELERAÇÃO 0 A 100 KM/H (OFICIAL) |
9,4 segundos | 10 segundos |
VELOCIDADE MÁXIMA (OFICIAL) |
189 km/h | 189 km/h |
Equipamentos
A versão mais completa do Volkswagen Nivus, a Highline, tem entre os principais itens de série equipamentos como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, chave presencial, 6 airbags, ar-condicionado automático, carregador de celular sem fio, câmera de ré, controle de estabilidade, faróis de LED, rodas de 17 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos de couro, painel de instrumentos digital e multimídia com tela de 10 polegadas.
Já o Fiat Pulse Impetus tem uma lista de equipamentos de série bastante parelha com a do rival. As diferenças ficam por conta da adição de tela da central multimídia, com 10,1", partida remota, alerta de saída de faixa e comutador automático de farol alto. No entanto, fica devendo o controle de cruzeiro adaptativo, presente no rival.
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