Depois de atiçar a curiosidade do público com a divulgação de teasers e informações preliminares, a Honda oficializa nesta terça-feira (19) a estreia da nova geração do Civic Si. Agora produzido apenas na carroceria sedã (o cupê foi descontinuado em virtude das baixas vendas), o modelo incorpora ajustes importantes em termos dinâmicos e técnicos e promete entregar a melhor performance da história.
Por fora, o visual segue a já conhecida receita: novos detalhes nos para-choques, rodas aro 18" com desenho exclusivo, emblemas específicos e pacote aerodinâmico. Completam as mudanças novas saídas de escapamento e paleta de cores com opções mais chamativas, incluindo tons de preto, azul, vermelho, branco e o laranja das fotos. O interior tem bancos com apoios laterais mais largos e detalhes em vermelho.
Sob o capô, o motor 1.5 turbo é o mesmo, mas perdeu potência na comparação com a linhagem passada. Agora são 203 cv contra 208 cv de até então, enquanto o torque segue de iguais 26,5 kgfm. Apesar da redução, a Honda garante que realizou uma série de aprimoramentos e deixou o sedã ainda mais esportivo. O torque agora é entregue mais cedo, aos 1.800 rpm, e a potência máxima alcançada aos 6.000 giros.
Como resultado, as acelerações ficaram mais vigorosas e o desempenho no geral superior ao modelo anterior. Além disso, a Honda diz que aumentou a rigidez torcional da carroceria em 8%, ampliou a carga dos amortecedores, adicionou barra estabilizadora 27 mm mais espessa e aplicou molas mais rígidas. Na prática, o carro ficou ainda mais estável e seguro nas curvas.
Além disso, o novo Si adota volante do motor 26% mais leve, o que acaba resultando em uma inércia 30% menor. O câmbio continua manual de 6 marchas. As vendas nos principais mercados da marca serão iniciadas ainda neste ano. No Brasil, há grandes chances de o modelo chegar como importado a exemplo da geração passada. Ao que tudo indica, o Civic deixará de ser produzido em solo nacional e passará a vir do exterior apenas nas versões mais caras.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Honda Civic Si 2025 é revelado com 1.5 turbo de 204 cv e câmbio manual
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
ADX 2025 é um Honda ZR-V com motor 1.5 turbo e banho de loja da Acura
Semana Motor1.com: Honda Civic 2025, novo DPVAT e mais
Porsche Panamera: como é a nova suspensão ativa na prática
Honda Civic 2025 tem novo visual, versão híbrida de 203 cv e perde 1.5 turbo