Não são apenas os entusiastas do Civic que estão preocupados com a chegada nova geração. A Honda não comenta nada oficialmente, mas os concessionários da marca já falam abertamente sobre o futuro do sedã médio no país. "O Civic não vai sair de linha, vai deixar de ser nacional" afirma enfaticamente um vendedor em uma concessionária da marca em São Paulo.
Com o segmento de sedãs cada vez mais ameaçado pelo de SUVs, a Honda passará a privilegiar o HR-V ao invés do Civic no Brasil. Outra razão para esta mudança na estratégia está nos preços, que como sabemos, não param de aumentar em todos os segmentos e modelos. Se você quiser um Civic da atual geração terá que desembolsar entre R$ 116.700 (versão LX) e R$ 159.000 (versão Touring). Se estiver em São Paulo, os valores são de R$ 121.000 e R$ 164.900, respectivamente.
Um lançamento, quase sempre, já traz consigo um aumento de preços. Uma nova geração com evolução de acabamento e mais itens de tecnologia é praticamente certo que será mais caro. Agora coloque na balança o fato de que, provavelmente, será importado do Canadá, país que não tem nenhum acordo comercial com o Brasil. Ou seja, com o imposto de importação cheio e o dólar nas alturas fatalmente fará o Civic chegar bem mais caro que o atual.
É exatamente este o ponto de preocupação dos vendedores. "O novo Civic chegará importado, imagina o preço. Se fosse importado do México, ainda teria alguma margem por conta do acordo comercial, mas do Canadá, fica difícil entender", confidenciou o vendedor de uma revenda Honda em São Paulo.
Uma possibilidade para ajudar a deixar a conta menos salgada seria uma versão híbrida do modelo, a qual se beneficiaria de incentivos fiscais para carros eletrificados. Não é o caso. Ainda não há um Civic híbrido de nova geração no mercado norte-americano. Por lá o modelo que cumpre esse papel é o Honda Insight.
É a mesma história dos hatches médios. Todo mundo gosta, mas chega na hora, acaba levando para casa um SUV. No caso da Honda, a esperança é que uma parte do público das versões mais caras do Civic olhe com mais atenção para a nova geração do HR-V. Mais refinado e tecnológico, o modelo deve justamente se manter como opção para os que não encontrarem mais o sedã na loja.
A nova geração, maior e mais sofisticada, trará itens que já estão fazendo falta no Civic, como uma central multimídia mais moderna, sistemas de segurança e condução mais avançados - como o Honda Sensing, além de bom espaço para os ocupantes.
Sim, eu sei que parece uma heresia dizer que o novo Honda City ocupará o lugar do Civic, mas é o que vai acontecer. Primeiro por posicionamento de preços e segundo pela evolução do modelo. Não estou dizendo que acho isso certo, mas é o que ouvimos de fontes ligadas à montadora japonesa: "o novo City evolui muito, terá mais tecnologia e acabará ocupando essa faixa de preço".
O novo City, de fato, trará uma boa evolução em relação ao modelo atual, mas isso não significa que terá as mesmas virtudes do Civic. Obviamente estamos falando de segmentos distintos, mas a marca tentará manter os donos de Civic oferecendo um City bem recheado. Isso deve acontecer no ano que vem, quando o modelo chegará nas versões hatch e sedã.
Ok, você é a pessoa que realmente gosta do Civic. Neste caso você ainda poderá ter um novo Civic na garagem, mas isso só deve acontecer no segundo semestre do ano que vem. Como falamos acima, será um modelo que provavelmente virá apenas nas versões mais caras - possivelmente apenas com o motor 1.5 turbo. Como falta muito tempo ainda, o dólar pode subir mais (será que desce?), fica difícil cravar o preço. Mas que será mais caro, será.
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