Apesar de já ter sido confirmada pela General Motors, a nova Chevrolet Montana ainda não havia sido vista pelas ruas brasileiras. Por isso é curioso que o primeiro flagra da picape tenha acontecido na Coreia do Sul, como publicado pelo site AutoPost. Bem camuflada e com algumas fotos em baixa qualidade, a nova Montana já revela alguns elementos de seu design. A apresentação é esperada para 2022, mas pode chegar às concessionárias apenas em 2023.
A foto de frente está bem pixelada, o que atrapalhar um pouco, mas está bem claro que a nova Chevrolet Montana terá faróis duplos, pois podemos ver o vão nos panos para o conjunto ótico principal e, logo acima, uma linha onde estará a iluminação diurna em LED. Este estilo é usado por alguns modelos lançados recentemente pela GM, como a nova geração do Blazer ou o Trailblazer chinês, mas ainda é inédito dentro da linha da empresa por aqui.
Outra foto mostra um pouco da lateral e da traseira. A primeira coisa a se notar é que terá uma caçamba bem curta, passando a impressão de que seu porte ficará entre as Fiat Strada e Toro – o que, ainda assim, fará com que seja maior do que a Montana anterior. Uma segunda imagem da traseira confirma a tampa da caçamba em peça única e com abertura para baixo, ao invés de apostar em uma solução parecida com a Toro, que abre para os lados. Também podemos ver um pouco das lanternas, embora não seja possível identificar o seu formato.
A nova Montana será produzida com a mesma plataforma que os Chevrolet Onix, Onix Plus e Tracker e sua fabricação em São Caetano do Sul (SP) já foi confirmada. Inclusive a empresa aproveitou a paralisação das linhas de montagem por falta de semicondutores para iniciar a preparação da fábrica para o novo modelo.
O parentesco com a linha atual da Chevrolet irá além da plataforma. Espera-se que utilize um dos motores disponívels e os rumores mais fortes falam do 1.2 turbo do Tracker. No SUV compacto, este propulsor entrega 133 cv a 5.500 rpm e 21,4 kgfm de torque a 2.000 rpm, quando abastecido com etanol. A partir daí, as especulações falavam da adoção de injeção direta para que entregue mais força, atendendo à demanda quando estiver com a caçamba cheia. Mas, a esta altura do campeonato, tudo não passa de especulação.
Deve levar um tempo para que a Montana apareça nas ruas no Brasil. Como a General Motors tem a pista de testes de Cruz Alta em Indaiatuba (SP), os protótipos só começam a circular nas vias públicas quando a empresa quer fazer barulho sobre o novo veículo. E por que estaria circulando na Coreia do Sul? A resposta é o GM Technical Central Korea, um centro de desenvolvimento de modelos globais e que é o segundo maior da empresa.
Por enquanto, a GM apenas confirmou que trabalha na nova Chevrolet Montana e que ela manterá o nome da picape compacta anterior (que inclusive já saiu de linha). A empresa divulgou um esboço da picape de perfil e disse que “estrará um conceito inédito de picape para a marca, que colocará o produto em um outro patamar, o se traduz para o consumidor em um automóvel de diferentes dimensões e muito mais evoluído do ponto de vista arquitetônico, com melhor dinâmica, eficiência e conteúdo.” Como a marca já confirmou seus quatro lançamentos para o restante de 2021, a estreia da nova Montana acontecerá apenas em 2022.
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