Quem não se lembra das clássicas Kombis utilizadas para transporte escolar? Enquanto aqui no Brasil essa função tenha sendo ocupada por vans grandes, a Hyundai mostra um modelo mais prático, confortável, seguro e muito tecnológico para levar a molecada para a escola: Staria Kinder.
Antes que você também faça a associação ao chocolate Kinder Ovo, é importante destacar que o batismo da nova van, que já mostramos em sua versão normal no Motor1.com, acrescenta o termo porque é uma palavra em alemão que significa “crianças”.
A nova van escolar Staria Kinder foi projetada, ao menos neste primeiro momento, para atender as escolas da Coreia do Sul com versões de 13 e 15 lugares e com diversos recursos de segurança. De cara o que chama a atenção é a carroceria pintada num tom de amarelo bem destacado (como nos ônibus escolares dos Estados Unidos), trazendo ainda luzes de advertência instaladas no teto na parte dianteira e traseira e um sinal de pare retrátil na porta do motorista. Esse dispositivo serve para alertar os motoristas atrás que uma criança está desembarcando da van escolar.
Indo para o interior, a cor amarela bem chamativa também aparece nem parte do revestimento dos bancos, que também tem um aplique preto. Mas o bacana mesmo é que todos os bancos com cintos de segurança com regulagem de altura, o que ajuda a acomodar crianças de diversas idades e altura diferentes. Há ainda um alerta para o motorista que avisa se alguma criança não está usando o cinto de segurança.
E já como não precisa transportar nenhum tipo de bagagem (no máximo a mochila dos estudantes), a cabine da van da Hyundai conta com três fileiras de assentos com quatro bancos cada na parte de trás do motorista, cujo acesso é feito por tradicionais portas corrediças como em toda boa van.
Lembra no início do texto que dissemos que a van escolar Staria Kinder contava com diversos equipamentos de segurança? Não estávamos exagerando, pois traz entre os itens de série o alerta e assistência de manutenção em faixa, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência e alerta de tráfego cruzado traseiro. Recursos muito bem-vindos em um veículo para o transporte de crianças, afinal segurança nunca é demais, ainda mais se tratando dos pequenos.
Debaixo do capô está um motor 3.5 movido a gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), o famoso gás de cozinha. Embora seja proibido no Brasil (aqui só é permitido GNV), carros movidos a GLP são mais comuns na Europa e Ásia. Essa opção da Staria Kinder pelo gás GLP é porque na Coreia do Sul há um subsídio do governo local para veículos escolares com o combustível a gás, que acabam reduzindo significativamente o preço final.
A Hyundai Staria Kinder pode ser comprada na Coreia do Sul por 34.780.000 de wons (R$ 161.952 em conversão direta) na versão de 11 lugares e de 37.410.000 de wons (R$ 174.198). Mas com o subsídio do governo, a van escolar pode ser adquirida por 20.000.000 de wons (R$ 93.129).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ex-executivo da Nissan é anunciado como novo chefão global da Hyundai
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia