Em um passado mais ou menos recente, o CD player era a fonte de entretenimento dos carros antes da chegada e domínio das centrais multimídia com suas telas cada vez maiores e usabilidade parecida com a de smartphones. E nos Estados Unidos a General Motors vai deixar de oferecer o tocador de CDs em seus veículos de passeio a partir do ano-modelo 2022. Sinal dos novos tempos.

As informações são do site GM Authority, que afirma que nenhum veículo de passeio da General Motors da linha 2022 no mercado americano será equipado com CD player. Os últimos dois veículos que contam com o sistema de áudio para reproduzir CDs são as vans de passageiros Chevy Express e GMC Savana que, de acordo com o site, não terão mais o sistema de áudio a partir do modelo 2022. Atualmente, o tocador de CDs é opcional para a linha 2021 das vans por US$ 150 (R$ 788 em conversão direta).

Galeria: Chevrolet Express e GMC Savana - CD Player interior

O final da linha para o CD player até que não surpreende na terra do tio Sam pois, segundo a Recording Industry Association of America (uma associação de gravadoras), as vendas de CDs nos Estados Unidos despencaram 97% desde o ano 2000. Com esse cenário, é o pior nível de vendas desde 1986. Porém, vale lembrar que existe uma parcela considerável de pessoas que ainda colecionam os “Compact Disc”.

Com esse cenário desolador para os fãs de CDs, tanto a Chevy Express e GMC Savana serão os últimos veículos de passageiros da GM a contar com o equipamento. Falamos “passageiro” porque o CD player continuará disponível em veículos comerciais do grupo, como Chevrolet Silverado Medium Duty e Chevrolet Low Car Forward. Outros caminhões da GMC também poderão receber o sistema de som, hoje já considerado um clássico (o tempo passa para todos).

Chevrolet Classic Advantage 2014
Chevrolet Classic Advantage 2014
Chevrolet Agile 2014
Chevrolet Agile 2014
Chevrolet Cobalt 1.4 LTZ 2013
Chevrolet Cobalt 1.4 LTZ 2013

Apesar de dramática a notícia, a GM até que demorou para tomar tal atitude, pois em 2013 o hatch compacto Spark já não tinha o CD player nem sequer como opcional, vindo apenas com rádio dotado de entrada USB e conexão Bluetooth. A central multimídia MyLink com tela sensível ao toque era ofertada como opcional na época. Outras concorrentes como Ford, Toyota e Honda abandonaram o sistema desde 2016.

E quando falamos de Brasil, os últimos modelos da Chevrolet a virem equipados com CD player foi o Classic Advantage em 2014 e o Agile reestilizado, com o segundo saindo de linha no mesmo ano. O Cobalt oferecia também na versão 1.4 LTZ o rádio com CD até a linha 2013, recebendo no ano seguinte o multimídia. Em 2012, o estreante Onix já abria caminho com a central multimídia MyLink, inédita até então entre os carros compactos, o equipamento ditou tendência e tornou-se padrão nos carros de hoje.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com