Chevrolet Onix Plus volta a ser o sedã mais vendido do Brasil
Com produção retomada, sedã da Chevrolet supera Fiat Cronos. Hyundai HB20 cai para a 3ª posição no mês
Superando por pouco os 14 mil emplacamentos, o segmento de sedãs compactos registrou em setembro uma queda superior a 43% na comparação com o mesmo período de 2020. Dos dez primeiros colocados, seis deles tiveram números piores do que há um ano, incluindo o líder.
Ausente da posição de honra desde maio, o Onix Plus (3.747 unidades) teve produção retomada e, embora em baixa superior a 47%, assegurou mais de 1,4 mil unidades de vantagem sobre o Fiat Cronos (2.302), que está na mesma colocação desde julho. Ainda foi o sedã mais vendido do país no mês, mesmo considerando outros segmentos. No acumulado do ano, o representante da Chevrolet já tem mais de 14,5 mil unidades à frente do adversário mais próximo. Preferido em agosto, o Hyundai HB20S completou o pódio com 2.269 emplacamentos.
Com reestilização prevista para 2022, o Volkswagen Virtus (1.241) amargou uma queda superior a 60% - seu pior desempenho desde maio de 2020 – e por muito pouco não foi superado pelo veterano Fiat Grand Siena (1.192). Fora do top 5, o VW Voyage ficou abaixo dos mil emplacamentos (872) pela 2ª vez nos últimos três meses. Em briga acirrada pelo 7º lugar, o Nissan Versa levou a melhor sobre o Honda City por apenas 31 unidades (683 x 652).
Em mau momento comercial, o Toyota Yaris Sedan ficou abaixo das 600 unidades (598), enquanto o Renault Logan (375) não vendia tão pouco desde maio do ano passado (279). À exceção de modelos já aposentados, nenhum outro vendeu tão pouco quanto o Caoa Chery Arrizo 5 (13) – dos atuais modelos da marca comercializados no país, nenhum está em situação tão crítica.
Veja os sedãs compactos mais vendidos em setembro:
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
SET/21 |
AGO/21 |
SET/20 |
% SET 21 |
% AGO 21 |
VARIAÇÃO SET/AGO |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
33587 |
3747 |
267 |
7090 |
26,69% |
2,26% |
1303,37% |
-47,15% |
2º |
FIAT CRONOS |
16992 |
2302 |
1855 |
1168 |
16,40% |
15,69% |
24,10% |
97,09% |
3º |
HYUNDAI HB20S |
18965 |
2269 |
2197 |
1845 |
16,16% |
18,59% |
3,28% |
22,98% |
4º |
VW VIRTUS |
17650 |
1241 |
1458 |
3176 |
8,84% |
12,34% |
-14,88% |
-60,93% |
5º |
FIAT GRAND SIENA |
10773 |
1192 |
1391 |
1065 |
8,49% |
11,77% |
-14,31% |
11,92% |
6º |
VW VOYAGE |
17680 |
872 |
1594 |
2493 |
6,21% |
13,49% |
-45,29% |
-65,02% |
7º |
NISSAN VERSA |
6985 |
683 |
247 |
254 |
4,87% |
2,09% |
176,52% |
168,90% |
8º |
HONDA CITY |
5682 |
652 |
848 |
694 |
4,64% |
7,17% |
-23,11% |
-6,05% |
9º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
10410 |
598 |
971 |
1786 |
4,26% |
8,21% |
-38,41% |
-66,52% |
10º |
RENAULT LOGAN |
7583 |
375 |
518 |
1628 |
2,67% |
4,38% |
-27,61% |
-76,97% |
11º |
NISSAN V-DRIVE |
4908 |
71 |
451 |
378 |
0,51% |
3,82% |
-84,26% |
-81,22% |
12º |
FORD KA SEDAN |
1894 |
17 |
11 |
2336 |
0,12% |
0,09% |
54,55% |
-99,27% |
13º |
CAOA CHERY ARRIZO 5 |
423 |
13 |
10 |
109 |
0,09% |
0,08% |
30,00% |
-88,07% |
14º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
1705 |
3 |
1 |
628 |
0,02% |
0,01% |
200,00% |
-99,52% |
15º |
CHEVROLET COBALT |
6 |
2 |
0 |
13 |
0,01% |
0,00% |
- |
-84,62% |
16º |
CHEVROLET PRISMA |
18 |
1 |
1 |
13 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
-92,31% |
|
|
155261 |
14038 |
11820 |
24676 |
100,00% |
100,00% |
18,76% |
-43,11% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora
Kia Syros 2025 combina design exótico, direção autônoma e motor do HB20
Chevrolet faz investimento bilionário para inédito SUV e novo Onix
Ex-CEO da Nissan, Ghosn diz que fusão com a Honda é uma "jogada desesperada"
Sedãs em junho: Chevrolet Onix Plus lidera com folga entre os compactos
Avaliação Fiat Pulse Hybrid: o primeiro híbrido leve da marca vale a pena?
Chevrolet Onix volta a ser produzido após paralisação por enchentes no RS