Fiat Argo perde liderança de 2021 para Hyundai HB20 em setembro
Chevrolet Onix volta ao pódio após retomada de produção e conquista a 3ª posição
O mês de setembro derrubou as vendas de hatches. Com 33.560 emplacamentos somados nas três categorias, a retração em relação a 2020 chegou a 51,4%. Na faixa de entrada, onde a queda foi de quase 35%, o líder Fiat Mobi (4.574) perdeu quase 3 mil unidades nas últimas semanas (o que pode ser reflexo da produção reduzida de Betim), enquanto o Renault Kwid, com 1.963 unidades, teve seu resultado mais fraco desde maio de 2020 (1.818).
Os subcompactos mais vendidos de setembro:
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
SET/21 |
AGO/21 |
SET/20 |
% SET 21 |
% AGO 21 |
VARIAÇÃO SET/AGO |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
FIAT MOBI |
59521 |
4574 |
7537 |
5447 |
69,93% |
66,68% |
-39,31% |
-16,03% |
2º |
RENAULT KWID |
39776 |
1963 |
3764 |
4009 |
30,01% |
33,30% |
-47,85% |
-51,04% |
3º |
VW UP! |
1975 |
3 |
3 |
546 |
0,05% |
0,03% |
0,00% |
-99,45% |
4º |
FIAT 500 |
2 |
1 |
0 |
0 |
0,02% |
0,00% |
- |
- |
|
|
101274 |
6541 |
11304 |
10002 |
100,00% |
100,00% |
-42,14% |
-34,60% |
Na faixa intermediária, o Argo (4.911) perdeu uma liderança que ocupava desde maio para o Hyundai HB20 (7.147), agora nº 1 em 2021 com uma vantagem de pouco mais de 1,7 mil sobre o Fiat. Com produção retomada, o Chevrolet Onix (4.311) voltou ao pódio, mas precisa tirar uma diferença de quase 20 mil unidades se quiser terminar o ano à frente – algo pouco provável ao considerarmos apenas os três meses restantes.
Perdendo quase 2/3 de seus compradores, o Volkswagen Gol (3.141) caiu uma posição em relação a agosto. Com a aposentadoria agora confirmada pela VW, o Fox (2.334) foi o 5º. Com o 2º melhor resultado nesta nova geração, o Peugeot 208 (1.697) foi o 6º e garantiu mais de mil emplacamentos mensais pelo 5º mês consecutivo.
Atrás do Toyora Yaris (1.026), o VW Polo (759) não tinha um desempenho tão fraco desde outubro de 2017 (577). Com problemas na produção, o Renault Sandero (490) foi o 9º, apenas 40 unidades à frente de um Honda Fit (450) que parece com os dias contados. O destaque negativo, no entanto, foi o Fiat Uno (323), sem vender tão pouco desde abril do ano passado (554).
Os hatches mais vendidos de setembro:
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
SET/21 |
AGO/21 |
SET/20 |
% SET 21 |
% AGO 21 |
VARIAÇÃO SET/AGO |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
HYUNDAI HB20 |
67146 |
7147 |
6795 |
8564 |
26,83% |
25,03% |
5,18% |
-16,55% |
2º |
FIAT ARGO |
65415 |
4911 |
7709 |
7984 |
18,44% |
28,39% |
-36,30% |
-38,49% |
3º |
CHEVROLET ONIX |
47615 |
4311 |
410 |
11709 |
16,19% |
1,51% |
951,46% |
-63,18% |
4º |
VW GOL |
45996 |
3141 |
4082 |
9133 |
11,79% |
15,03% |
-23,05% |
-65,61% |
5º |
VW FOX |
15947 |
2334 |
926 |
2039 |
8,76% |
3,41% |
152,05% |
14,47% |
6º |
PEUGEOT 208 |
10606 |
1697 |
1220 |
412 |
6,37% |
4,49% |
39,10% |
311,89% |
7º |
TOYOTA YARIS |
17216 |
1026 |
1655 |
1894 |
3,85% |
6,10% |
-38,01% |
-45,83% |
8º |
VW POLO |
17337 |
759 |
936 |
3360 |
2,85% |
3,45% |
-18,91% |
-77,41% |
9º |
RENAULT SANDERO |
10664 |
490 |
903 |
2795 |
1,84% |
3,33% |
-45,74% |
-82,47% |
10º |
HONDA FIT |
5806 |
450 |
569 |
1417 |
1,69% |
2,10% |
-20,91% |
-68,24% |
11º |
FIAT UNO |
18960 |
323 |
1894 |
3334 |
1,21% |
6,98% |
-82,95% |
-90,31% |
12º |
FORD KA |
8431 |
42 |
51 |
5955 |
0,16% |
0,19% |
-17,65% |
-99,29% |
13º |
KIA RIO |
169 |
2 |
1 |
23 |
0,01% |
0,00% |
100,00% |
-91,30% |
14º |
CITROËN C3 |
39 |
1 |
1 |
95 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
-98,95% |
|
|
331347 |
26634 |
27152 |
58714 |
100,00% |
100,00% |
-1,91% |
-54,64% |
Entre os modelos mais sofisticados, o líder Chevrolet Cruze Sport6 (188) perdeu 4 em cada 10 compradores nas últimas semanas e permitiu a aproximação do Mini Cooper (148), que cresceu mais de 42% no mesmo período. Em seu melhor momento desde janeiro (32), o BMW i3 (24) completou o pódio e agora é o 3º também no acumulado.
Os hatches médios mais vendidos de setembro:
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
SET/21 |
AGO/21 |
SET/20 |
% SET 21 |
% AGO 21 |
VARIAÇÃO SET/AGO |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
1479 |
188 |
322 |
177 |
49,21% |
67,93% |
-41,61% |
6,21% |
2º |
MINI COOPER/CLUBMAN/JCW/ELECTRIC |
688 |
148 |
104 |
107 |
38,74% |
21,94% |
42,31% |
38,32% |
3º |
BMW i3 |
134 |
24 |
20 |
8 |
6,28% |
4,22% |
20,00% |
200,00% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
133 |
16 |
26 |
20 |
4,19% |
5,49% |
-38,46% |
-20,00% |
5º |
NISSAN LEAF |
44 |
2 |
0 |
11 |
0,52% |
0,00% |
- |
-81,82% |
6º |
VW FUSCA |
17 |
2 |
2 |
1 |
0,52% |
0,42% |
0,00% |
100,00% |
7º |
BMW SÉRIE 1 |
22 |
1 |
0 |
63 |
0,26% |
0,00% |
- |
-98,41% |
8º |
FORD FOCUS |
1 |
1 |
0 |
0 |
0,26% |
0,00% |
- |
- |
|
|
2518 |
382 |
474 |
387 |
100,00% |
100,00% |
-19,41% |
-1,29% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
AC Cobra ganhará novo motor 2.0 de 395 cv e inédita transmissão em 2026
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Ford Ranger Super Duty: versão para trabalho pesado será lançada em 2025
Após 12 anos à venda no Brasil, Hyundai HB20 enfim chegará à Argentina
SUVs em 2025: 5 lançamentos que prometem mexer com o segmento
Hyundai: HB20 troca nome de versão turbo e ganha mais equipamentos