A Apple lançou o CarPlay em 2014 e a plataforma logo ficou popular, especialmente em países que abraçaram muito mais iPhone do que outros sistemas para smartphones. Seu rival apareceu logo, com o Android Auto chegando ao mercado em 2015. Agora a Apple tentará ficar à frente de novo, expandindo o alcance do CarPlay para além das centrais multimídia dos veículos.
Segundo revela a agência Bloomberg, a Apple está trabalhando em algo chamado IronHeart, que ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento e que precisará de uma cooperação maior por parte das fabricantes. Isto porque o sistema permitirá controlar algumas funções do carro direto pelo CarPlay, como ar-condicionado, aquecimento dos bancos ou o painel de instrumentos digital.
O IronHeart seria baseado no Apple CarPlay, mas levará a capacidade da plataforma para um outro nível. Se as fabricantes cooperarem, a gigante da tecnologia teria acesso a diversos sensores e funcionalidades do veículo. No momento, esta informação não é o oficial e a Bloomberg diz ter ouvido de "pessoas que pediram para não serem identificadas porque o projeto é secreto."
A publicação ainda explica que o IronHeart teria acesso aos sensores do veículo para obter informações sobre a temperatura dentro e fora do carro, sistema de som e muitos outros. A ideia é facilitar o acesso dos controles e instrumentos, transformando o CarPlay em uma interface que pode mexer em praticamente tudo dentro do automóvel. Também permitiria criar novas aplicações ou atualizar funções já existentes.
O motivo por trás do projeto seria o fato de que muitos usuários reclamam que precisam sair do CarPlay e usar o sistema nativo do carro para mexer em alguma coisa - como em alguns veículos que colocaram o controle do ar-condicionado na multimídia.
No entanto, isso levará um tempo para ser criado e pode nem dar certo, pois as fabricantes precisariam dar acesso completo para o CarPlay - lembrando que a Apple retirou a possibilidade de operar algums coisas por comando de voz via Siri com o lançamento do iOS 15, justamente pela falta de suporte da indústria automotiva. Se não receberam o acesso, o projeto pode ser encerrado. A situação não é boa pois algumas marcas já investem em sistemas próprios mais robustos e deixando Apple e Google em segundo plano. É o caso da Tesla e, mais recentemente, da Ford.
Fonte: Bloomberg
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia