Volkswagen Fox sai de linha após 18 anos de mercado
Montadora alemã confirma oficialmente o fim de produção do modelo
E chega ao fim a história do Volkswagen Fox no Brasil. Após 18 anos de mercado, o hatch que nasceu com a missão de substituir o Gol teve o fim de sua produção confirmada oficialmente pela montadora alemã. Assim, o Fox sai de linha como reflexo dos novos tempos, tendo seu espaço na linha de montagem tomado pelo SUV T-Cross.
Em nota oficial, a montadora destaca que o Volkswagen Fox, modelo que foi lançado em 2003, foi um caso de sucesso da Volkswagen do Brasil. Projetado aqui, o hatch teve mais de 1,8 milhão de unidades produzidas na planta de São José dos Pinhais (PR). Deste volume, aproximadamente 1,3 milhão foram vendidas no mercado mercado brasileiro e cerca de meio milhão de unidades exportadas para diversos países em todo o mundo.
De acordo com a marca, o Fox teve como desenvolvido com base no conceito Designed Around the Passenger (desenhado em torno do passageiro), sendo pensado de ‘dentro para fora’. Característica marcante foi a sua posição mais elevada de dirigir, bom aproveitamento do espaço interno com a solução do banco traseiro deslizante. Também deu origem ao CrossFox, versão aventureira, e às peruas SpaceFox e SpaceCross.
Outro ponto marcante da história do Fox no Brasil foi o fato de ter sido o primeiro modelo da marca a utilizar o motor de três cilindros 1.0 12V Total Flex e a adotar o câmbio manual de seis marchas. Também foi um dos primeiros modelos nacionais da Volkswagen a receber os controles de tração e estabilidade.
Apesar do anúncio do fim da produção, o Volkswagen Fox ainda consta no site oficial da empresa, para comercializar as unidades remanescentes. Custa R$ 61.690 na versão Connect e R$ 67.430 na configuração Xtreme, ambas com o motor 1.6 de 104 cv e transmissão manual de 5 marchas. Quando enfim encerrar as vendas, o Fox deixará o cargo de carro de entrada da empresa para o VW Gol, que atualmente parte de R$ 65.590.
Vendas do VW Fox de 2003 a 2021
Ano | Unidades emplacadas |
2003 (a partir de outubro) | 6.000 |
2004 | 54.383 |
2005 | 94.962 |
2006 | 107.600 |
2007 | 126.291 |
2008 | 115.059 |
2009 | 129.179 |
2010 | 143.768 |
2011 | 121.584 |
2012 | 167.083 (recorde) |
2013 | 129.925 |
2014 | 101.336 |
2015 | 79.590 |
2016 | 43.727 |
2017 | 42.716 |
2018 | 39.260 |
2019 | 38.487 |
2020 | 20.382 |
2021 | 15.957 (até setembro) |
Mês (2021 | Unidades emplacadas |
Janeiro | 1.283 |
Fevereiro | 1.309 |
Março | 2.691 |
Abril | 2.057 |
Maio | 2.404 |
Junho | 1.625 |
Julho | 1.321 |
Agosto | 926 |
Setembro | 2.341 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
SUV do VW Fox: projeto negado na marca caiu nas mãos da Kia e virou sucesso mundial
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Semana Motor1.com: Flagra da nova S10 2023, o fim do Fox e mais
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
Motor1.com Podcast #139: Volkswagen Fox morreu injustiçado?
O futuro da Honda ainda será híbrido, pelo menos até 2030
Último VW Fox produzido? Imagem circula com provável fim do hatch