Atualização em 04/10/2021 - 11h00: a imagem do último Fox na linha de montagem foi removida a pedido para preservar o funcionário da montadora. A informação sobre o fim da produção permanece.

O VW Fox é um Highlander do nosso mercado. Incontáveis vezes já se falou sobre seu fim, mas o hatch que nasceu para substituir o Gol em 2003 segue firme e forte nas lojas e vendendo relativamente bem pelo custo/benefício. Aparentemente seguia, pois tudo indica que sua produção foi encerrada e, desta vez, parece não ter volta. O VW Fox se despedirá de vez e, no lugar de matar o Gol, morreu antes dele.

A situação agora é bem diferente das outras vezes em que o Fox foi "assassinado" por boatos. Uma imagem circula nas redes sociais com o que seria a última unidade produzida em São José dos Pinhais (PR), um Fox Xtreme Vermelho Tornado, com os dizeres "parabéns a todos pelo trabalho!", em tom de despedida - e cercado por unidades do SUV T-Cross

A situação do VW Fox dessa vez é bem diferente do que o salvou no passado. A indústria passa por um desabastecimento de peças e componentes e, visando o lucro, produtos mais rentáveis são priorizados nas linhas de montagem - como SUVs. No caso do Fox, ele divide a fábrica com o T-Cross, que é prioridade nas lojas, e o próprio hatchback perdeu a central multimídia como item de série até na versão Connect, que tinha como principal argumento de venda...a conectividade.

Além disso, novas normas de emissões entram em vigor a partir de 2022. Diversos modelos mais antigos devem se despedir do nosso mercado e o Fox, com o motor 1.6 8V, será um deles. As normas serão mais rígidas não apenas para as emissões do motor em si, mas também para componentes como tanques e filtros de gases, o que requer mudanças grandes em alguns projetos mais antigos.

Atualização, 15:30 - Consultada, a Volkswagen afirma que o Fox segue sendo produzido normalmente em São José dos Pinhais (PR) e que a imagem não é a última unidade. 

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com