Novo Fiat Pulse 2022 é flagrado totalmente sem disfarces
Versão flagrada é chamada de Impetus 200 Turbo, assim revelando o torque do inédito motor 1.0 turbo
Com lançamento confirmado para o dia 19 de outubro, o Fiat Pulse aos poucos vai perdendo sua camuflagem nas unidades testadas Brasil afora. Com a data de sua apresentação cada vez mais próxima, dessa vez o novo SUV compacto foi flagrado livre de qualquer disfarce, confirmando todos os detalhes que havíamos descrito anteriormente aqui no Motor1.com.
O flagra do novo Fiat Pulse foi realizado nas ruas de Belo Horizonte (MG) pelo leitor @vitor.cruz.1, que cedeu gentilmente as fotos. Nas imagens é possível conferir de perto a traseira do inédito modelo, que surgiu com uma carroceria em uma cor cinza sólida – tonalidade que vem sendo bastante usada em carros premium, mas que agora passa a chegar nos carros de maior volume. Já o teto é pintado de preto, o que denuncia que essa unidade se trata ao menos de uma versão intermediária ou topo de linha.
Na lateral o destaque sem dúvida são as molduras plásticas nos para-lamas, que será comum a todas as versões do Fiat Pulse. Nessa unidade em específico, as rodas têm maiores dimensões que o modelo flagrado anteriormente, além de acabamento com pintura em dois tons, o que sugere novamente se tratar de uma versão mais cara. Outros detalhes escondidos antes aparecem, como o para-choque traseiro com a seção inferior central pintado de prata, sendo ladeado por duas saídas de escapamento falsas. O rack de teto também recebe pintura em prata.
Outras fotos de flagra foram cedidas pelo perfil @zeusrtm no Instagram, que mostram uma unidade idêntica e no mesmo tom de cinza e rodas iguais. Mas nessas imagens é revelado o nome da versão no porta-malas: Impetus 200 Turbo, indicando que o Pulse terá 200 nm de torque (o que dá 20,4 kgfm), seguindo a nova nomenclatura da Fiat e da Jeep. Já a potência esperada para o novo motor três cilindros 1.0 turbo é de pelo menos 120 cv (mas não estranhe se vier com 130 cv), enquanto que a transmissão será automática de 6 marchas e a tração dianteira.
Nessas imagens dá para ver como vai ficar a dianteira nessa versão mais cara, que terá a parte inferior central do para-choque com acabamento em prata, mesmo tom usado na traseira. No flagra que publicamos em julho e agosto, essa parte era pintado de preto, o que indicava ser uma configuração mais básica. Por fim, nessa variante Impetus 200 o farol auxiliar certamente vai ser equipamento de série.
Nas versões mais baratas do Fiat Pulse o motor escolhido provavelmente será o 1.3 Firefly flex de quatro cilindros e aspirado naturalmente, que deverá render os mesmos 109 cv e 14,2 kgfm vistos em Argo e Cronos. Mas aqui deve rolar uma novidade: é esperada a chegada de uma transmissão automática do tipo CVT, resolvendo o problema da Fiat de não ter uma opção sem embreagem desde o fim dos carros com o sistema automatizado GSR (ou Dualogic).
As fotos de flagra do interior confirmam o que a Fiat á tinha divulgado: o design horizontal do painel com uma linha cromada que vai da central multimídia até as saídas de ar laterais, que também mudam de formato. No geral é a mesma peça do Argo, mas com mudanças substanciais para se diferenciar em estilo em relação ao hatch. O volante indicar ser o mesmo do novo Compass, com a adição de uma tecla “Sport” destacada em vermelho.
As fotos indicam bastante uso de plástico na cabine, mas com bons arremates como vemos nos modelos Fiat atuais. Já o espaço traseiro deverá ser discretamente melhor que do Argo, pois a plataforma tem entre-eixos de 2.532 mm, ou 11 mm a mais (+1 cm) na comparação com o hatch. Mas não se deixe enganar pelo amplo espaço atrás, pois o banco do motorista da unidade flagrada estava bem deslocado para frente.
Quando for lançado daqui a duas semanas, o novo Fiat Pulse será uma opção dentro do portfólio da Stellantis mais barata e abaixo do Jeep Renegade – que pertence a marca com status de premium no grupo. Apesar de ainda ser cedo dizer, os preços estimados para o novo SUV da Fiat vão de R$ 80 mil a R$ 100 mil, logicamente dependendo da versão, motorização e equipamentos.
Para se ter ideia, o Argo hoje vai de R$ 66.890 a R$ 94.890, enquanto o Cronos tem tabela entre R$ 75.990 e R$ 100.990. Já o Renegade 1.8 flex parte de R$ 92.990 e chega a R$ 132.490. Com isso, o novo Fiat Pulse vai mirar em modelos como o Volkswagen Nivus e Renault Duster.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Pulse Hybrid e Fastback Hybrid têm aumento de preço de R$ 4.000
Novo Mustang com câmbio manual terá apenas 200 unidades no Brasil
Fim de linha? Fiat Pulse com câmbio manual sai do site
Veja quais foram os 30 carros mais vendidos do México em 2024
Avaliação Fiat Pulse Hybrid: o primeiro híbrido leve da marca vale a pena?
Fiat Grande Panda, que pode suceder o Argo, terá versão 4x4
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto