Aos poucos, a linha do novo Honda Civic vai sendo revelada. Já vimos a 11ª geração do sedã e, pouco depois, a versão hatch. Ainda falta o Civic Si (previsto para este mês) e a marca japonesa já prepara a apresentação do poderoso Civic Type R para o ano que vem. O esportivo aparece em algumas fotos divulgadas pela empresa, todo camuflado, antes de ir para Nürburgring, onde continuará sendo testado por mais alguns meses.
Parece que o novo Honda Civic Type R terá menos imitações de passagens de ar do que seu antecessor, pois estes elementos não aparecem na traseira. Curiosamente, o escapamento triplo central continua ali, mas a ponteira do meio agora é mais larga do que as demais. Na geração anterior, a ponteira central era menor e servia como um ressonador. Outra coisa bem notável é a posição da asa traseira, posicionada mais acima na traseira e com um formato mais achatado.
Assim como o Civic 2022 da linha normal aposta em um design significamente mais limpo do que seu antecessor, o Type R se afasta do visual ousado do anterior. A frente ainda é mais agressiva do que no sedã, adotando uma passagem de ar larga na parte inferior, rodeada com o que esperamos ser mais elementos aerodinâmicos de verdade. A grade superior é mais grossa com um desenho interno em colmeia, o que já deixa o esportivo diferente do Civic Hatchback.
Como a apresentação ainda irá demorar, a Honda está totalmente quieta sobre a parte mecânica. A única informação oficial é que tanto o Civic Si quanto o Type R terão somente uma transmissão manual. Já na parte da especulação, é dito por aí que a versão mais esportiva do Civic terá uma motorização híbrida com potência na casa dos 400 cv e até tração integral. Outros rumores apontam para uma evolução do 2.0 turbo atual, entregando mais força e sendo oferecido somente com tração dianteira.
Caso mantenha o 2.0 turbo sem eletrificação, o Honda Civic Type R acabará sendo o último modelo da marca na Europa a ter um motor a combustão "puro", já que os últimos lançamentos da empresa, como os novos Fit e HR-V, são oferecidos somente com um sistema híbrido. Enquanto isso, no Brasil, aguardamos por alguma definição para a chegada do novo Civic. Rumores dizem que a produção nacional será encerrada e o sedã médio passará a vir importado do Canadá e em menos versões.
Fonte: Honda
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda Civic Type R fica mais caro e se aproxima de R$ 280 mil nos EUA
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Pulse Abarth, Jetta GLI e Civic Type R: os primeiros estágios dos esportivos
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Honda Civic Type R vs. Toyota GR Corolla: qual vendeu mais em 2023?
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Teste: Honda Civic Type R encontra Civic Si para a passagem do bastão