Vendas de automóveis: Europa tem pior agosto desde 2014
Crise dos semicondutores derrubou 18,1% do mercado na comparação com 2020
A crise global dos semicondutores derrubou as vendas de veículos novos pelo 2º mês seguido na Europa. Segundo a ACEA, entidade que representa os fabricantes no continente, em agosto foram comercializadas 724.710 unidades, 18,1% a menos do que há um ano. Este foi o pior agosto desde 2014, segundo a consultoria JATO.
O acumulado de 2021, de quase 8,2 milhões de unidades, no entanto, é 12,7% superior ao dos oito primeiros meses de 2020. A VW (85.433), embora em queda de quase 13%, manteve uma confortável liderança. A Toyota, com 49.966 unidades, repetiu o inédito 2º lugar de julho. O pódio foi novamente completado pela BMW (43.562). Além da Toyota, apenas Hyundai (38.143) e Mazda (11.910) registraram crescimento no top 20.
POS. |
MARCA |
AGO.21 |
% MERCADO 2021 |
AGO.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VOLKSWAGEN |
85.433 |
11,8% |
97.767 |
11,1% |
-12,6% |
2º |
TOYOTA |
49.966 |
6,9% |
49.432 |
5,6% |
1,1% |
3º |
BMW |
43.562 |
6,0% |
51.043 |
5,8% |
-14,7% |
4º |
AUDI |
40.338 |
5,6% |
43.019 |
4,9% |
-6,2% |
5º |
HYUNDAI |
38.143 |
5,3% |
37.320 |
4,2% |
2,2% |
6º |
RENAULT |
36.906 |
5,1% |
54.137 |
6,1% |
-31,8% |
7º |
SKODA |
36.644 |
5,1% |
48.800 |
5,5% |
-24,9% |
8º |
MERCEDES-BENZ |
36.158 |
5,0% |
57.875 |
6,5% |
-37,5% |
9º |
KIA |
34.917 |
4,8% |
35.920 |
4,1% |
-2,8% |
10º |
PEUGEOT |
32.555 |
4,5% |
53.897 |
6,1% |
-39,6% |
11º |
FORD |
32.147 |
4,4% |
51.784 |
5,9% |
-37,9% |
12º |
DACIA |
31.279 |
4,3% |
34.061 |
3,9% |
-8,2% |
13º |
OPEL/VAUXHALL |
27.463 |
3,8% |
33.449 |
3,8% |
-17,9% |
14º |
FIAT |
25.970 |
3,6% |
34.301 |
3,9% |
-24,3% |
15º |
SEAT |
25.749 |
3,6% |
28.853 |
3,3% |
-10,8% |
16º |
CITROËN |
22.961 |
3,2% |
33.412 |
3,8% |
-31,3% |
17º |
NISSAN |
12.457 |
1,7% |
19.829 |
2,2% |
-37,2% |
18º |
VOLVO |
12.281 |
1,7% |
16.522 |
1,9% |
-25,7% |
19º |
MAZDA |
11.910 |
1,6% |
10.840 |
1,2% |
9,9% |
20º |
MINI |
8.560 |
1,2% |
12.183 |
1,4% |
-29,7% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
724.710 |
... |
884.525 |
... |
-18,1% |
|
ACUMULADO |
8.188.886 |
... |
7.267.846 |
... |
12,7% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido.
Modelos mais vendidos
Com quase 800 unidades de vantagem sobre um VW Golf (14.366) que perdeu mais de 1/3 dos compradores do ano passado, o Dacia Sandero (15.111) liderou pela 2ª vez seguida – e 2ª vez em sua história. Segundo no acumulado de 2021, o Toyota Yaris (12.592) completou novamente o pódio. O excelente momento da Dacia foi completado com a 4ª posição do Duster (11.219), líder entre os SUVs / crossovers.
Volkswagen T-Roc R
Com as mesmas 11.176 unidades de 2020, o VW T-Roc fechou o top 5. Impulsionado pela versão elétrica, o Fiat 500 (10.947) alcançou a 6ª posição. Do 7º ao 11º colocado, todos perderam fôlego no período, com o Renault Clio (9.772) tendo a maior retração (-40,5%). Nº 1 no continente até abril, o Peugeot 208 (8.213) encerrou o mês apenas em 16º, com queda de quase 47%.
Presente no top 5 da Alemanha no mês passado, o VW ID.3 (8.050) superou o Tesla Model 3 (7.828) para garantir a 17ª posição. Em bom momento comercial, o Audi Q5 (5.736) dobrou as vendas de 2020, situação oposta, o Mercedes Classe A (5.934) recuou quase 54%. Figuras tarimbadas no top 50, os Ford Fiesta e Focus ficaram de fora mais uma vez.
POS. |
MODELO |
AGO.21 |
% MERCADO 2021 |
AGO.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
DACIA SANDERO |
15.111 |
2,1% |
13.812 |
1,6% |
9,4% |
2º |
VW GOLF |
14.366 |
2,0% |
22.280 |
2,5% |
-35,5% |
3º |
TOYOTA YARIS |
12.592 |
1,7% |
10.970 |
1,2% |
14,8% |
4º |
DACIA DUSTER |
11.219 |
1,5% |
10.879 |
1,2% |
3,1% |
5º |
VW T-ROC |
11.176 |
1,5% |
11.176 |
1,3% |
0,0% |
6º |
FIAT 500 |
10.947 |
1,5% |
8.591 |
1,0% |
27,4% |
7º |
SKODA OCTAVIA |
10.479 |
1,4% |
14.840 |
1,7% |
-29,4% |
8º |
TOYOTA COROLLA |
10.095 |
1,4% |
11.663 |
1,3% |
-13,4% |
9º |
VW POLO |
10.025 |
1,4% |
12.299 |
1,4% |
-18,5% |
10º |
RENAULT CLIO |
9.772 |
1,3% |
16.412 |
1,9% |
-40,5% |
11º |
RENAULT CAPTUR |
9.561 |
1,3% |
13.114 |
1,5% |
-27,1% |
12º |
HYUNDAI TUCSON |
9.532 |
1,3% |
7.207 |
0,8% |
32,3% |
13º |
FORD PUMA |
9.439 |
1,3% |
11.248 |
1,3% |
-16,1% |
14º |
BMW SÉRIE 3 |
8.525 |
1,2% |
7.683 |
0,9% |
11,0% |
15º |
VW TIGUAN |
8.406 |
1,2% |
12.954 |
1,5% |
-35,1% |
16º |
PEUGEOT 208 |
8.213 |
1,1% |
15.479 |
1,7% |
-46,9% |
17º |
VW ID.3 |
8.050 |
1,1% |
391 |
0,0% |
1958,8% |
18º |
TESLA MODEL 3 |
7.828 |
1,1% |
6.975 |
0,8% |
12,2% |
19º |
HYUNDAI KONA |
7.807 |
1,1% |
11.414 |
1,3% |
-31,6% |
20º |
TOYOTA RAV4 |
7.794 |
1,1% |
7.310 |
0,8% |
6,6% |
21º |
SEAT LEON |
7.652 |
1,1% |
9.332 |
1,1% |
-18,0% |
22º |
VW T-CROSS |
7.586 |
1,0% |
7.342 |
0,8% |
3,3% |
23º |
PEUGEOT 2008 |
7.560 |
1,0% |
13.545 |
1,5% |
-44,2% |
24º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
7.435 |
1,0% |
15.237 |
1,7% |
-51,2% |
25º |
PEUGEOT 3008 |
7.269 |
1,0% |
6.811 |
0,8% |
6,7% |
26º |
AUDI Q3 |
6.999 |
1,0% |
5.804 |
0,7% |
20,6% |
27º |
TOYOTA C-HR |
6.843 |
0,9% |
9.124 |
1,0% |
-25,0% |
28º |
BMW X3 |
6.778 |
0,9% |
4.284 |
0,5% |
58,2% |
29º |
CITROËN C3 |
6.738 |
0,9% |
11.972 |
1,4% |
-43,7% |
30º |
KIA CEED |
6.381 |
0,9% |
6.214 |
0,7% |
2,7% |
31º |
KIA NIRO |
6.283 |
0,9% |
7.880 |
0,9% |
-20,3% |
32º |
SKODA FABIA |
6.232 |
0,9% |
7.519 |
0,9% |
-17,1% |
33º |
MINI |
6.025 |
0,8% |
8.591 |
1,0% |
-29,9% |
34º |
FORD KUGA |
5.945 |
0,8% |
9.744 |
1,1% |
-39,0% |
35º |
MERCEDES CLASSE A |
5.934 |
0,8% |
12.876 |
1,5% |
-53,9% |
36º |
MERCEDES GLC |
5.837 |
0,8% |
9.039 |
1,0% |
-35,4% |
37º |
TOYOTA AYGO |
5.745 |
0,8% |
5.685 |
0,6% |
1,1% |
38º |
AUDI Q5 |
5.736 |
0,8% |
2.856 |
0,3% |
100,8% |
39º |
VW UP |
5.695 |
0,8% |
4.047 |
0,5% |
40,7% |
40º |
KIA SPORTAGE |
5.548 |
0,8% |
5.181 |
0,6% |
7,1% |
41º |
AUDI A3 |
5.380 |
0,7% |
6.999 |
0,8% |
-23,1% |
42º |
BMW SÉRIE 1 |
5.181 |
0,7% |
7.442 |
0,8% |
-30,4% |
43º |
SKODA KAMIQ |
5.111 |
0,7% |
5.926 |
0,7% |
-13,8% |
44º |
OPEL MOKKA |
5.034 |
0,7% |
9 |
0,0% |
55833,3% |
45º |
VOLVO XC40 |
4.986 |
0,7% |
6.223 |
0,7% |
-19,9% |
46º |
BMW X1 |
4.820 |
0,7% |
6.824 |
0,8% |
-29,4% |
47º |
HYUNDAI I20 |
4.740 |
0,7% |
6.148 |
0,7% |
-22,9% |
48º |
NISSAN QASHQAI |
4.733 |
0,7% |
8.492 |
1,0% |
-44,3% |
49º |
HYUNDAI I30 |
4.694 |
0,6% |
4.808 |
0,5% |
-2,4% |
50º |
VW PASSAT |
4.643 |
0,6% |
8.595 |
1,0% |
-46,0% |
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