"SUV mais rápido do mundo" chega como o SUV mais caro do Brasil
Quantas pessoas por aqui querem pagar R$ 8.500.000 por ele?
Apesar de os esportivos da AMG, divisão esportiva da Mercedes-Benz, já estarem entre os mais potentes do mundo, sempre há alguém que crê precisar de mais que isso. E claro que há empresas para atender essa "necessidade". Na Alemanha, a preparadora Brabus revelou em setembro o AMG GLE 63 S 900 Rocket Edition.
Baseado no Mercedes-AMG GLE 63 S Coupe, o Rocket promete ser o "SUV mais rápido do mundo", de acordo com a própria Brabus, com a aceleração de 0 a 100 km/h cumprida em 3,2 segundos e velocidade máxima declarada de 330 km/h. Na Europa, o "brinquedão" é caro até para os padrões de quem paga em euros: 381.243 na moeda local, ou mais de R$ 2,3 milhões na conversão atual.
Apesar de os carros customizados pelas preparadoras alemãs ainda não serem tão comuns no Brasil quanto em sua terra natal, a importadora Strasse anunciou que, se alguém quiser, disponibilizará uma das 25 unidades do AMG GLE 63 S 900 Rocket Edition. Não são 25 unidades para o Brasil. São 25 para o mundo inteiro.
E claro que tamanho desempenho e o baixo volume disponibilizado impactaram bastante o valor cobrado. A Strasse diz que o GLE 900 Rocket parte de R$ 8.500.000. Isso mesmo, parte. O valor final ainda depende das configurações que o comprador escolher para o carro. Assim, ele se torna o SUV mais rápido do mundo e o mais caro do Brasil.
Para criar o 900 Rocket, a Brabus usou por base o AMG GLE 63 S Coupe de 612 cv. A potência do motor V8 biturbo foi para 900 cv, enquanto o torque partiu de 86,7 kgfm e pode chegar a 127,5 kgfm, mas fica limitado a 107 kgfm nas três primeiras marchas para proteger os componentes do conjunto motriz.
Para chegar nestes números impressionantes, a Brabus aumentou a cilindrada do propulsor dos 3.982 cm³ do GLE 63 S para 4.407 cm³ no Rocket Edition 900. Isso foi feito com o alargamento do pistão para 84 milímetros e curso subiu para 100 mm. Entre as novas peças estão pistões forjados mais largos, um novo virabrequim e mais.
Para dar suporte aos novos componentes, foram usados turbocompressores maiores e com rolamentos reforçados. A bomba de combustível foi atualizada para aumentar a entrega, enquanto todo o sistema de escape foi retrabalhado, usando um exaustor de aço inoxidável e ponteiras com acabamento de titânio e fibra de carbono. Além da mecânica, o 900 Rocket tem visual exclusivo, usando componentes de fibra de carbono. As rodas de 24 polegadas são forjadas e os freios a disco são de carbono. Já do lado de dentro, há uma combinação de couro, Alcantara e fibra de carbono.
Galeria: Brabus 900 Rocket Edition
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