Esperado para o Brasil desde que a linha normal do 208 foi lançada há um ano, o novo Peugeot e-208 GT finalmente é lançado no país, tornando-se a primeira opção puramente elétrica da empresa em nosso mercado. Será oferecido em versão única, por R$ 244.990 e com vendas somente no Rio de Janeiro e São Paulo neste primeiro momento – assim como outras marcas fizeram durante o lançamento de seus modelos elétricos.
O Peugeot e-208 GT foi o segundo carro elétrico de produção em série da marca francesa, iniciando as vendas na Europa pouco depois do e-2008. E, assim como foi com o SUV compacto, logo assumiu um papel importante, com quase 20% de participação nas vendas e ajudou a impulsionar o hatch para a liderança em diversos mercados.
Importado da Europa, chega com preço na mesma faixa dos principais concorrentes, como Nissan Leaf (R$ 279.990), Fiat 500e (R$ 239.990) e Mini Cooper SE (R$ 239.990). Embora a marca não tenha revelado o volume de venda esperado, a Peugeot aposta que será um dos elétricos mais vendidos do país.
O novo modelo é construído sob a plataforma modular CMP, que já nasceu preparada para eletrificação. Desta forma, o novo 208 nasceu já com esta versão elétrica nos planos. Na prática, isso significa que o novo e-208 GT tem características próprias de um modelo elétrico, e não uma adaptação de modelos térmicos com alguns concorrentes. Isso se reflete na manutenção das mesmas medidas, com 4,05 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,43 m de altura e um entre-eixos de 2,53 m. Em relação ao peso, tem 1.530 kg contra os 1.178 kg do 208 Griffe.
Obviamente, no lugar do 1.6 aspirado de 118 cv traz um motor elétrico que gera 136 cv e 26,5 kgfm de torque, enviados para as rodas dianteiras. De acordo com o teste WLTP usado na Europa, tem uma autonomia de 340 km com seu conjunto de baterias de 50 kWh e a Peugeot declara um 0 a 100 km/h de 8,3 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 150 km/h. Durante a apresentação oficial, a Peugeot citou que dependendo da utilização, a "autonomia pode chegar a 400 km".
Na hora de recarregar a bateria, o e-208 GT pode usar o carregador portátil incluso com o carro, usando uma tomada de 110V ou 220V, o que pode levar até 16 horas. Usando um wallbox da Weg (que será oferecido nas concessionárias da marca) de 7,4 kW, uma recarga até 80% acontece em 6 horas, enquanto o wallbox de 22 kW reduz esse tempo para 4 horas, porém necessita de uma rede trifásica. O carro também pode utilizar uma das estações de recarga ultrarrápida de 100 kW, onde o carro recupera 80% da carga total em 30 minutos. Como todo carro europeu, utiliza tomadas do padrão Tipo 2 (CCS 2 para recarga ultrarrápida).
Com exceção da motorização e da forma como obtém a força para rodar, o e-208 é igual a um 208 Griffe. Conta com painel de instrumentos digital com display de 10” , central multimídia com tela de 7”, faróis e lanternas full-LED, seis airbags, ar-condicionado digital e automático, sensores de chuva e de luz, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de cruzeiro, assistente de permanência em faixa, rodas de liga leve de 16” diamantadas, bancos e volante revestidos em couro, freio de estacionamento elétrico, frenagem automática de emergência, teto panorâmico, carregador wireless para smartphones e mais.
O Peugeot e-208 GT chega ao Brasil por R$ 244.990 e a pré-venda inicia hoje, oferecido em apenas duas concessionárias no Rio de Janeiro e São Paulo que foram preparadas para fazer as vendas e atender os clientes no pós-vendas. A marca promete expandir a oferta para Brasília, Curitiba, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul até o início de 2022.
Os 20 primeiros clientes receberão o wallbox de 7,4 kW gratuitamente, porém a instalação será cobrada a parte. A marca ainda promete lançar mais um elétrico no Brasil este ano, a van e-Expert.
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