Depois de Volkswagen, Nissan, Kia, Peugeot, Dacia, General Motors e Renault, a Volvo é a mais nova montadora a promover mudanças no design de seu logotipo. Assim como aconteceu com a concorrência, a renovação foi pensada para refletir a identidade da marca diante das constantes mudanças vividas pela indústria. Em especial, foram acrescentados elementos minimalistas, detalhes escurecidos e recursos que alinham o símbolo ao mundo digital.
O design geral é mais simples e, ao mesmo tempo, elegante. Na comparação com o logotipo anterior, foram removidos sombreamentos, cores e recursos que deixavam a aparência com efeito 3D. Agora, a linguagem 2D predomina (a exemplo dos ícones de aplicativos de smartphones) e o preto prevalece sobre um fundo branco - sem qualquer ligação com as tradicionais cores prata e azul.
Foram mantidos, porém, duas marcas registradas: o círculo e seta, ambos usados desde 1930. Ao que tudo indica, o novo logotipo será usado na imprensa e em materiais corporativos, além de estampar todas as plataformas digitais da marca (incluindo redes sociais como Facebook ao Instagram). Resta saber se será aplicado também nos veículos. Curiosamente, a Volvo preferiu não divulgar release ou comunicado para explicar a mudança.
O novo logotipo é o sétimo apresentado pela Volvo nos 97 anos de história da empresa. A alteração mais recente havia sido realizada em 2016, sendo vista até hoje nos modelos da marca. Antes disso, a empresa se concentrou principalmente no tema azul e prata e o seguiu por décadas.
Outra novidade interessante da Volvo diz respeito ao esquema de nomenclatura de seus carros. A partir dos próximos lançamentos, a marca adotará nomes e não mais códigos. Dessa forma, a prioridade será incorporar batismos de apelo mais emocional e fugir de termos técnicos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Primeiras impressões Volvo EX90: SUV elétrico de um futuro que já chegou
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Volvo: carros elétricos não sacrificarão estilo em nome de eficiência