Em janeiro de 2019, um estudo apoiado pela Harley-Davidson e conduzido pelo Instituto Semel de Neurociência e Comportamento Humano da UCLA provou os benefícios da motocicleta para a saúde mental. Enquanto a maioria dos motociclistas já experimenta esses benefícios, o projeto conseguiu quantificar efeitos que eram intangíveis.

Em muitos casos, os motociclistas também acreditam que o transporte em duas rodas é igualmente benéfico para a economia e o meio ambiente. Felizmente, um estudo da Oxford Economics prova essa teoria com ainda mais dados para apoiar tal conclusão. Analisando os números de empregos e vendas de 2019, a pesquisa mostrou que no Reino Unido e na União Europeia, a indústria de motocicletas gerou cerca de 389.000 empregos.

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A produção representa a maior parte desses empregos, mas o dinheiro que ela cria é responsável por 21,4 bilhões de euros (cerca de R$ 133 bilhões) de todo o PIB europeu. Além dos lucros diretos, cada 1 euro gerado pelas pela indústria de duas rodas resulta em 1,8 euros gerados indiretamente por meio de fornecedores, que foram responsáveis pelo faturamento de 16,6 bilhões de euros (R$ 103 bilhões) em 2019.

Para os usuários, os custos de uso da moto durante o ano todo são quase três vezes menores do que para operar um carro. Em 2019, os motociclistas europeus gastaram em média 545 euros (R$ 3.403) em um ano com combustível, contra 1.435 euros (R$ 8.960) no caso dos carros. As motos também são melhores para o meio ambiente, emitindo em média cerca de 99g CO2 / km, ante 210g CO2 / km emitidos pelos automóveis. Aqueles que usam uma moto abaixo de 250 cm³, cerca de 62% das motos na Europa, emitem ainda menos: 62g CO2 / km.

Por último, os dados da Oxford Economics apontam a importância das atividades de lazer baseadas em motocicletas, como shows e corridas. Só em 2019, mais de 1,8 milhões de visitantes assistiram às 12 rodadas europeias de MotoGP e 5 milhões no total visitaram demais competições. Outros 2,5 milhões de entusiastas foram a feiras comerciais organizadas pelo setor e eventos promocionais. Esses eventos geraram em 2019 38.400 empregos, 2,1 bilhões de euros (R$ 13 bilhões) de faturamento e 1,2 bilhões de euros (R$ 7,5 bilhões) em impostos.

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